Vereadores chamam polícia em Centro Cultural de BH e pedem fechamento de exposição
Parlamentares alegam que a mostra “Fullgás”, em cartaz no local desde agosto deste ano, exibe cenas de nudez para menores
Minas Gerais|Luccas Almeida*, da RECORD MINAS

Vereadores de Belo Horizonte acionaram órgãos de segurança para uma fiscalização no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira, na tarde desta quarta-feira (8). Os parlamentares alegam que uma exposição em cartaz no local mostra cenas de nudez para menores.
Flávia Borja (DC) e Irlan Melo (Republicanos) solicitaram aos policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal o fechamento da exposição artística “Fullgás”, que está em cartaz desde agosto deste ano.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Flávia diz que a ação foi motivada por queixas de mães incomodadas com as obras expostas. No local, imagens de nudez e sexo teriam sido relatadas.
Com as reclamações, os vereadores alegam que a exposição deve ser fechada até que a classificação indicativa seja revisada. Atualmente, o acesso à mostra é livre.
Em nota, o CCBB afirma que a exposição respeita os princípios da Constituição Federal, com diretrizes que visam garantir a liberdade de expressão artística e a diversidade cultural.
“A exposição Fullgás segue as normas do Guia Prático de Artes Visuais do Ministério da Justiça, publicado em 2021 (itens A.1.4 – Violência Fantasiosa e B.1.1 – Nudez Não Erótica) e que estabelece que apresentação de níveis elementares e fantasiosos de violência e obras de arte sem teor erótico explícito têm Classificação Indicativa Livre”, declarou o Centro Cultural.
O CCBB declarou ainda que as diretrizes visam garantir a liberdade de expressão artística e a diversidade cultural, respeitando os princípios da Constituição Federal.
*Estagiário sob supervisão de Andréa Silva.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp



