Vídeo mostra empresários sendo vacinados em garagem de ônibus
Servidora de saúde gravou momento em que uma agente vacinava pessoas em garagem da empresa Saritur
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Enzo Menezes, da RecordTV Minas
Um vídeo gravado por uma servidora de saúde de Belo Horizonte mostra o momento em que empresários são vacinados por na garagem de uma empresa de ônibus da capital mineira. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar. Veja o vídeo aqui.
Nesta quarta-feira (24), uma reportagem da revista Piauí revelou que empresários e políticos de Minas Gerais compraram doses de vacinas da Pfizer e foram imunizados contra a covid-19, às escondidas, na garagem da empresa de transportes Saritur.
A mulher, que não quis se identificar, conversou com equipes do R7 e da RecordTV Minas e confirmou que gravou o vídeo por volta das 21h da última terça-feira (23).
Segundo ela, uma amiga havia lhe perguntado se estava ocorrendo algum tipo de vacinação naquele momento e ela, como servidora de saúde, negou. Nesse momento, a amiga pediu para que ela fosse até a sua casa "para ver uma coisa".
Chegando ao local, ela conseguiu flagrar, com um aparelho celular, o momento em que uma agente de saúde, vestida com um jaleco, retira algo do porta-malas de um carro e começa a aplicar as doses nos braços das pessoas que estavam presentes.
"Dá para ver direitinho ela indo no braço deles. É revoltante", afirmou a mulher no vídeo.
Neste momento, a mulher chamou a Polícia Militar para denunciar o fato. Segundo ela, os seguranças do local teriam informado que estaria acontecendo uma "reunião de diretoria" no local. Em seguida, outros moradores também denunciaram o fato ao 190.
Registro
De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher afirmou que havia cerca de 25 carros dentro da garagem e que uma mulher de jaleco branco aplicava as doses da vacina, inclusive em crianças.
"Ela nos informou que, de um local privilegiado, juntamente com outras pessoas, filmou e visualizou que, no pátio desta empresa, havia aproximadamente vinte e cinco veículos com seus respectivos passageiros sendo vacinados por uma mulher trajando jaleco de cor branca e que também haviam crianças sendo vacinadas", diz trecho do boletim de ocorrência.
Ainda de acordo com o registro, os seguranças da empresas deixaram os policiais entrarem no local, mas que nada foi constatado pelas equipes naquele momento.
Conforme apurado pelo R7, no galpão onde ocorreu a vacinação funciona atualmente as operações da Cia Atual, pertencente ao Grupo Saritur.
Os nomes dos donos da Saritur constam na Receita Federal como os diretores da Atual. O site da companhia de ônibus também afirma que ela pertence ao grupo. Ainda assim, representantes da Saritur afirmam que não têm ligação com a Coordenação Viação.
Denúncia
A revista Piauí revelou em uma reportagem publicada nesta quarta-feira (24) que empresários e políticos que não estão nos grupos prioritários teriam recebido uma dose da vacina contra a covid-19, na última terça-feira (23), em Belo Horizonte.
O grupo ligado ao setor de transporte teria comprado os imunizantes da Pfizer, por conta própria. Em contato com o R7, o laboratório negou a negociação.
De acordo a revista, cerca de 50 pessoas receberam a primeira dose do imunizante na garagem da empresa de ônibus Saritur. As duas aplicações teriam custado R$ 600 por pessoa. Entre os vacinados, estaria o ex-senador Clésio Andrade, que também já foi presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Andrade negou a informação para o R7, dizendo que se encontrava em quarentena no Sul de Minas. Ainda de acordo com a publicação, os organizadores da vacinação às escondidas seriam os irmãos Rômulo e Robson Lessa, que seriam sócios da Saritur.