Minas Gerais Zema cobra ações de prefeituras sobre Carnaval e anuncia protocolo

Zema cobra ações de prefeituras sobre Carnaval e anuncia protocolo

Governador de Minas Gerais disse que o programa estadual de restrições contra a pandemia terá regras específicas para a folia

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Governo avalia que cenário deve ser positivo para 2022

Governo avalia que cenário deve ser positivo para 2022

Divulgação / Governo de MG / Cristiano Machado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cobrou, nesta terça-feira (23), uma organização por parte das prefeituras dos municípios mineiros uma organização mínima em relação ao Carnaval de 2022.

A crítica ao tema foi apresentada durante o anúncio da construção do novo Hospital Eduardo de Menezes, referência em infectologia, em Belo Horizonte.

Segundo Zema, o Governo Estadual vai lançar regras específicas para a realização da folia no próximo ano, tendo a pandemia de covid-19 como referência. As definições serão válidas para os municípios que optarem por realizar a festa e seguirem o programa Minas Consciente.

"É necessário com que cada prefeitura, pelo menos, oriente, organize, apoie. Não precisa patrocinar, mas se omitir, nesse momento, seria o menos adequado a se fazer. O estado vai estar disponibilizando para todas as prefeituras, por meio do Minas Consciente, estes protocolos, com o que elas podem e devem fazer no Carnaval", avaliou o político.

A adesão ao Minas Consciente não é obrigatória. Algumas cidades mineiras desenvolveram planos próprios de combate à covid-19. Entre elas, a capital, Belo Horizonte. Na última sexta-feira (19), o prefeito Alexandre Kalil (PSD), anunciou que o município não vai patrocinar o Carnaval de 2022. O chefe do Executivo municipal alegou falta de segurança com a transmissão do coronavírus.

Na avaliação de Zema e do secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, Minas Gerais deve chegar em fevereiro do próximo ano com um cenário positivo em relação à pandemia, com aproximadamente 90% da população completamente imunizada.

Últimas