Zema pede 13% de aumento para servidores da segurança em Minas
Governador de Minas Gerais encaminhou proposta de reajuste dos salários de policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários até 2022
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Enzo Menezes, da RecordTV Minas
O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para aumentar o salário de servidores da área da segurança pública.
O texto prevê reajuste de 13% a partir de 1º de julho para policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários. Ainda conforme o projeto, o reajuste será de 12% em 2021 e 2022.
Na justificativa enviada para o Legislativo, o governador diz que o objetivo do governo é "promover a efetiva valorização dos servidores que atuam nos setores de segurança pública". De acordo com Zema, o reajuste é necessário para promover a recomposição inflacionária das carreiras da segurança pública.
O ano de 2019 terminou com inflação de 4,31%, portanto, três vezes menor que o do reajuste proposto. Para este ano, a previsão é de 3,4%, de acordo com estimativas do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.