Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Argentina já foi alvo de ataques terroristas do Hezbollah?

Organização que atua no Oriente Médio realizou duas ações contra alvos judeus que mataram 114 pessoas em Buenos Aires

MonitoR7|Do R7

Ataque do Hezbollah a uma associação israelita na cidade de Buenos Aires, na Argentina
Ataque do Hezbollah a uma associação israelita na cidade de Buenos Aires, na Argentina Ataque do Hezbollah a uma associação israelita na cidade de Buenos Aires, na Argentina

Os brasileiros foram surpreendidos nesta semana com a notícia de que pelo menos duas pessoas foram aliciadas pelo grupo terroristas Hezbollah, que atua no Líbano e tem forte relação com o Irã, para realizar ataques a alvos ligados a Israel e a religião judaica. 

Apesar da surpresa de o Brasil ser uma área de interesse de grupos com origem no Oriente Médio, não é a primeira vez que essa organização atua na América Latina. A Argentina tem na sua história dois atentados que foram de autoria do Hezbollah.

O primeiro foi em 1992, quando um carro com explosivos foi detonado na frente da Embaixada de Israel em Buenos Aires.

A explosão matou 29 pessoas — quatro israelenses e 25 argentinos —, e mais de 240 ficaram feridas. Uma escola e uma igreja também foram atingidas pela explosão.

Dois anos depois, os argentinos viram o país ser mais uma vez alvo de terroristas. O ataque à Associação Mutual Israelita-Argentina, em 1994, matou 85 pessoas e deixou cerca de 300 feridas.

Leia também

Em 2006, procuradores argentinos acusaram formalmente o governo do Irã de planejar o bombardeio à associação israelita e os terroristas do Hezbollah de realizarem a explosão.

A Argentina abriga a maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 230 mil pessoas. O Brasil tem o segundo maior número de judeus e ainda foi o primeiro país a ter uma sinagoga na região, que fica na cidade do Recife, em Pernambuco.

Como o Hamas segue atacando Israel apesar dos bombardeios à Faixa de Gaza

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.