Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A ONG do Luciano Huck era usada pelo crime organizado?

É verdade que a Polícia apreendeu armas e munição na ONG criada pelo apresentador Luciano Huck? O vídeo começou a se espalhar através...

E-Farsas|

É verdade que a Polícia apreendeu armas e munição na ONG criada pelo apresentador Luciano Huck?

O vídeo começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de maio de 2023 e mostra o trabalho da polícia durante apreensão de armas e munição de grosso calibre. De acordo com o áudio que acompanha as imagens, o armamento estava escondido na ONG do apresentador Luciano Huck e essa organização também abrigava foragidos da Justiça.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Trecho do áudio que acompanha as imagens compartilhadas em maio de 2023: “[…]Manda ele entrar na ONG do Luciano Huck, suposta ONG. Para quem tinha dúvida que essas organizações estavam associadas ao tráfico de drogas, está aqui uma prova irrefutável. Auxiliam no tráfico escondendo armas e escondendo procurados pela Justiça[…]” (foto: Reprodução/TikTok)

Verdade ou mentira?

O vídeo não foi filmado em nenhuma instituição associada ao apresentador e empresário Luciano Huck! A ONG “Projeto Multiplicação Social”, que aparece nas imagens, pertence ao traficante José Cláudio Fontoura Piuma (conhecido como “Gaúcho”).

No dia 19 de maio de 2023, policiais da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes descobriram um esconderijo dentro de uma das salas do projeto Multiplicação Social, em Parada de Lucas (RJ). O local, que estava cheio de armas e munição, só podia ser acessado através de um buraco em uma parede e foi descoberto pelos policiais que estavam realizando uma operação na região.

Segundo informe da Polícia, a operação resultou em 17 presos, além da apreensão de 14 fuzis, uma metralhadora .50, uma metralhadora .30, bastante munição, granadas e drogas.

Luciano Huck não faz parte do quadro societário

Consultando pelo CNPJ da ONG, descobrimos que ela foi formalizada em julho de 2021, e está em nome de José Claudio Fontoura Piuma. 

O próprio Piuma já falou publicamente em reportagens sobre a sua trajetória até fundar o Projeto Multiplicação. Não encontramos nenhuma afirmação sobre a participação de Luciano Huck nessa ONG.

Conclusão

Não é verdade que a ONG mostrada em vídeo em que policiais estão apreendendo armas e munição seja do apresentador Luciano Huck. O vídeo, na verdade, foi gravado durante uma operação policial realizada no dia 17 de maio de 2023, em Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, no galpão onde funciona uma ONG fundada por José Claudio Fontoura Piuma.

O post A ONG do Luciano Huck era usada pelo crime organizado? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.