Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

É verdade que o arroz Dana está vindo contaminado do Paquistão?

Texto compartilhado através das redes sociais afirma que o arroz da marca Dana estaria vindo contaminado do Paquistão! Será verdade...

E-Farsas

E-Farsas|Do R7


Texto compartilhado através das redes sociais afirma que o arroz da marca Dana estaria vindo contaminado do Paquistão! Será verdade?

O alerta começou a se espalhar nas redes sociais e também através de aplicativos de mensagens no final de fevereiro de 2023 e afirma que o arroz da embalagem azul da marca Dana estaria sendo importado para o Brasil com um tipo de vírus prejudicial para a saúde do consumidor.

Segundo o que diz no aviso, o problema teria sido descoberto por um funcionário que trabalha na alfândega, onde percebeu que o arroz Dana estaria muito contaminado!

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas


Verdade ou mentira?

Não é de hoje que alertas como esse, sobre produtos contaminados, se espalham pela rede. Já desmentimos aqui no E-farsas o caso dos bolinhos que estariam vindo da Turquia com comprimidos que causam paralisia, o da Dipirona que estaria vindo da Venezuela com o vírus Marburg, o das laranjas que estariam sendo importadas da Líbia com HIV, dentre tantos outros.

Publicações desse tipo atraem a atenção do leitor e o apelo emocional faz com que a mensagem seja repassada para mais pessoas, mesmo tendo um conteúdo vago e sem apresentar nenhuma prova.

Publicidade

Qual é o nome do funcionário da alfândega? Em qual região do Brasil ele trabalha? Quando o problema foi detectado? Os jornais não falaram nada a respeito?

Como a afirmação não é datada, tem-se a impressão de que isso teria sido detectado recentemente. No entanto, encontramos publicações a respeito datadas de 2017, como essa que foi bastante compartilhada no Panamá, em julho daquele ano.

Publicidade

Desde aquela ocasião, o assunto já havia sido desmentido, assim como nos anos seguintes, em sites de língua espanhola – como o Colombia Ckeck, por exemplo.

Em 2018, o falso alerta chegou em Portugal e demais países que falam português, sendo amplamente desmentido.

Chegamos em 2023 com uma nova leva desse mesmo boato, que voltou a circular no final de fevereiro desse ano, com o mesmo teor: texto e fotos da embalagem de um saco de arroz da marca Dana.

Não encontramos produtos com essa marca aqui no Brasil, mas o site Tus Buenas Noticias encontrou a origem do arroz. De acordo com a apuração feita por eles, o produto sequer é do Paquistão. O arroz Dana é da Venezuela.

Uma das imagens que circulam pela web juntamente com esse boato apresenta o código CPE1016406985, que se refere ao Controle de Produto Embalado (CPE), seguido de uma sequência de números. Este registro, de acordo com o Tus Buenas, é concedido pelo Serviço Descentralizado de Normalização, Qualidade, Metrologia e Regulamentações Técnicas (SENCAMER) da Venezuela. 

Tudo leva a crer que o produto não está à venda no Brasil, mas fomos atrás de informações sobre os itens que são importados do Paquistão para o nosso país através da plataforma Comexstat, que disponibiliza dados sobre importação e exportação.

Lá, descobrimos que o Paquistão vende para o Brasil diversos produtos, como sal e roupas, mas não há nenhum tipo de arroz nas importações de lá pra cá!

Conclusão

Não é verdade que o arroz Dana está vindo do Paquistão contaminado! O Brasil não importa arroz desse país!

O post É verdade que o arroz Dana está vindo contaminado do Paquistão? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.