Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Portal Correio|Água inglesa: ginecologista conta para que serve o tônico

Água inglesa: ginecologista conta para que serve o tônico

Relativamente barato no mercado, a água inglesa tem sido comentada socialmente como um tônico que, dentre outros benefícios, melhora a digestão. No entanto, algumas afirmações não têm dados que suportem dizer se ela está sendo eficaz, como ajudar engravidar ou a menstruar. Então para que serve o produto? “É um fitoterápico que contém extratos de […] The post Água inglesa: ginecologista conta para que serve o tônico first appeared on Portal Correio.

Portal Correio

Portal Correio|Do R7


Relativamente barato no mercado, a água inglesa tem sido comentada socialmente como um tônico que, dentre outros benefícios, melhora a digestão. No entanto, algumas afirmações não têm dados que suportem dizer se ela está sendo eficaz, como ajudar engravidar ou a menstruar. Então para que serve o produto?

“É um fitoterápico que contém extratos de plantas medicinais como canela da China, quina amarela, calumba, centáurea, losna, camomila e carqueja”, diz a médica ginecologista e obstreta e Profa. Ma. Andréa Larissa Ribeiro Pires, de Medicina do Unipê. “É preciso dizer que a maior parte dos dados referentes à água inglesa são informados pelas empresas que produzem a mesma, com apenas um estudo em fêmeas de camundongos”, contrapõe.

Os fabricantes indicam o fitoterápico para, além de melhorar a digestão, aumentar o apetite, eliminar toxinas e aumentar a produção do suco gástrico. “Em geral, a quantidade recomendada na bula é de 30ml por 3 vezes ao dia, antes das refeições”, aponta Dra. Andréa.

Água inglesa é eficaz?


A médica ginecologista reforça que não há dados na literatura médica que embasam os seus benefícios. Para chegar a conclusões sobre o extrato, então, são necessárias pesquisas futuras. Por isso, ela lembra que não há dados que apontem, por exemplo, que a água inglesa contribui para engravidar, menstruar ou para o pós-parto. Nem se emagrece ou engorda – sua indicação é para aumento de apetite.

Entre as contraindicações, estão a gravidez. A professora diz haver uma referência a possível contração do útero com o uso do extrato. “Algumas plantas medicinais que constituem essa água podem provocar contrações uterinas, induzir o parto prematuro ou causar o aborto”, completa Dra. Andréa.


Outras contraindicações de uso são:

– Amamentação;


– Crianças com menos de 12 anos;

– Em pessoas que tenham alguma inflamação acompanhada de febre ou rosto vermelho e congestionado;

-. Em casos de hemorragias, sangramentos, irritação nos vasos sanguíneos ou nos nervos, úlceras no estômago ou intestino, ou disenteria amebiana;

– Em pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula;

– Em pessoas que usam certos remédios, como: anticoagulantes, rifampicina, astemizol, terfenadina, digoxina ou cimetidina.

Interessado (a) em ginecologia e obstetrícia?

A sua profissão é a Medicina! O curso do Unipê forma profissionais pautado em princípios éticos, qualificados com base no rigor científico e capazes de intervir em situações de saúde-doença que fazem parte do perfil epidemiológico nacional. Saiba mais sobre a graduação aqui!

The post Água inglesa: ginecologista conta para que serve o tônico first appeared on Portal Correio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.