No calor do verão, frutas são aliadas para hidratar o corpo
O verão já é sentido no calor do dia a dia vivenciado pelos paraibanos. A Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) previu em dezembro que as temperaturas podiam chegar até 38 ºC nas regiões do Sertão e Alto Sertão nos próximos meses. E agora em janeiro o calor elevado traz muitas vezes […] The post No calor do verão, frutas são aliadas para hidratar o corpo first appeared on Portal Correio.
Portal Correio|Do R7
O verão já é sentido no calor do dia a dia vivenciado pelos paraibanos. A Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) previu em dezembro que as temperaturas podiam chegar até 38 ºC nas regiões do Sertão e Alto Sertão nos próximos meses. E agora em janeiro o calor elevado traz muitas vezes sudorese excessiva e fraqueza, e outros sintomas. Por isso, hidratar-se adequadamente é essencial – incluindo as frutas típicas da estação.
“Em todas as estações do ano existe a necessidade de se ingerir frutas e vegetais, mas no verão existe a particularidade do processo de hidratação corporal que está associado a ingestão maior de líquidos, visto que nessa época ocorre uma maior sudorese e perda de água corporal. E as frutas contribuem para esse processo de hidratação, pois são ricas em água, nutrientes e eletrólitos”, explica o nutricionista e Prof. Dr. Janilson Avelino da Silva, de Nutrição do Unipê.
Abacaxi, melão, pera, pêssego, carambola, mamão, framboesa, uva e melancia são algumas frutas da época. E consumi-las pode ajudar a prevenir doenças crônicas não-transmissíveis, segundo Janilson, porque elas regulam o intestino e controlam o colesterol, o peso corporal, o açúcar do sangue e o estado inflamatório do corpo.
“Elas trazem todos esses benefícios por conterem fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras, bem como água, que ajuda no processo de hidratação corporal. E existem três formas de consumo dessas frutas bem legais, que podem ser usadas no dia a dia e que ainda ajudam no resfriamento do corpo”, conta Janilson.
Veja as três formas indicadas pelo nutricionista:
– Ingira as frutas in natura, geladas;
– Bata com um pouco de água após o congelamento, faça dindim (colocar nos saquinhos e levar para congelar) e ingira quando a temperatura do ambiente estiver quente. Pode-se levar até para a praia em um isopor, e a dica é não usar açúcar ou outros adoçantes, preferindo o saber natural das frutas;
– Use as cítricas (laranja, limão, etc.) em água bem gelada/com gás e gelo, fazendo água saborizada.
Imunidade
O nutricionista Janilson ainda lembra que o consumo de frutas favorece positivamente a nossa imunidade. Isso porque são ricas em nutrientes imunomodulares, como a vitamina C, Zinco e Selênio, o que colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico.
“Além disso, esses alimentos contêm substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem com a melhoria da competência imunológica, devido ao aumento de células do sistema imune e anticorpos que trazem a proteção requerida”, pontua.
The post No calor do verão, frutas são aliadas para hidratar o corpo first appeared on Portal Correio.