Parte de prédio desaba em João Pessoa, mas moradores conseguem escapar sem ferimentos
Parte da estrutura do Edifício Ana Carolina desabou na manhã desta quinta-feira (1º), no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, causando...
Portal Correio|Do R7

Parte da estrutura do Edifício Ana Carolina desabou na manhã desta quinta-feira (1º), no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, causando pânico entre os moradores e deixando apartamentos interditados. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido, o que foi considerado um verdadeiro milagre por moradores e pelo repórter David Martins, que acompanhou o caso no local durante o programa Correio Verdade, da TV Correio.
De acordo com o relato de uma moradora identificada como Mônica, o desabamento aconteceu por volta das 5h, enquanto moradores ainda dormiam. Um casal que estava no apartamento atingido conseguiu sair segundos antes da estrutura ceder completamente, após a moradora perceber um forte tremor no imóvel.
O prédio fica localizado na Rua Osório Queiroga de Assis, no Jardim Oceania, bairro do Bessa.
Prédio interditado
Após o incidente, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estiveram no local nas primeiras horas da manhã, realizaram vistorias iniciais e interditaram totalmente o prédio, por risco de novos desabamentos. A área foi isolada e os moradores estão proibidos de entrar nos apartamentos, inclusive para retirar pertences pessoais, documentos e medicamentos.
Veículos que estavam em algumas garagens chegaram a ser retirados logo após o desabamento, mas carros e motos ainda permanecem sob os escombros.
Desespero e problemas estruturais
Moradora há 15 anos do prédio, Mônica relatou momentos de angústia ao saber do ocorrido. Segundo ela, os residentes estão “sem chão, literalmente”, e denunciam que já existiam problemas estruturais, como infiltrações frequentes, principalmente nos andares superiores.
“Sempre houve infiltração, principalmente do meio do ano para o fim do ano. A gente atribui isso ao descaso da administração e à ausência do síndico”, afirmou.
Outra moradora, que preferiu não se identificar, contou que havia acabado de mobiliar o apartamento e perdeu praticamente tudo. Em estado emocional abalado, ela relatou que precisou ser medicada após o ocorrido.
“Eu ia ficar em casa, mas aceitei o convite de uma amiga para sair. Quando cheguei aqui e vi tudo, entrei em desespero. Não sei para onde vou, estou sem teto”, disse.
“Meu aniversário hoje e sem ter para onde ir“
Uma moradora identificada apenas como Conceição, que mora no prédio há cinco anos, contou ao repórter David Martins, da TV Correio, que o episódio aconteceu no dia do aniversário dela. Mesmo morando em um bloco diferente do ponto do desabamento, ela também foi impedida de entrar no imóvel.
“Tudo ficou dentro do apartamento: comida, documentos, roupas. A gente não pode pegar nada. Não sei como vai ficar agora”, desabafou.
Segundo os moradores, é comum no prédio relatos de infiltrações e tremores leves, percebidos inclusive um dia antes do desabamento.
Situação indefinida
Até o momento, não há previsão para liberação do prédio. A Defesa Civil informou que novas avaliações técnicas deverão ser feitas, possivelmente com engenheiros contratados pelos próprios moradores ou responsáveis pelo imóvel, para definir as causas do desabamento e as medidas a serem adotadas.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp
O post Parte de prédio desaba em João Pessoa, mas moradores conseguem escapar sem ferimentos apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.










