Logo R7.com
RecordPlus

Projeto quer reduzir horário para cumprimento de buscas e aprensões

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende reduzie o horário para o cumprimento de mandados de buscas e apreensões...

Portal Correio

Portal Correio|Do R7

  • Google News
Operação fraude em licitação Alhandra Portal Correio

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende reduzie o horário para o cumprimento de mandados de buscas e apreensões.

De acordo com o autor da proposta, o deputado Capitão Alden (PL-BA), as buscas só poderçao ser feitas entre as 6h e 20H, desde que haja luminosidade suficiente no local.


O texto proíbe mandado de busca à noite, quando houver presença previsível de pessoas não investigadas, em especial crianças, idosos, pessoas com deficiência ou pessoas doentes.

Atualmente, a Lei de Abuso de Autoridade penaliza a busca e apreensão depois das 21h e antes das 5h. O projeto deixa claro que essa penalização não afasta o dever de respeito à inviolabilidade do domicílio.


Exceções

As exceções são para casos de flagrante, risco imediato à vida ou outra emergência. Para cumprir mandado fora desse prazo, o juiz precisará indicar na decisão a urgência concreta da medida, o risco a executar em horário regular e a inexistência de outro meio menos gravoso à identidade. A busca sem fundamentação será declarada nula.


Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp

O post Projeto quer reduzir horário para cumprimento de buscas e aprensões apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.