Vídeo mostra colisão entre navios de guerra dos EUA no Caribe
Um vídeo que emergiu em redes sociais mostra o momento em que dois navios de guerra colidiram no Caribe, durante uma operação de reabastecimento...
Portal Correio|Do R7

Um vídeo que emergiu em redes sociais mostra o momento em que dois navios de guerra colidiram no Caribe, durante uma operação de reabastecimento na quarta-feira (11). Ao menos dois marinheiros ficaram feridos, mas as belonaves seguiram seu curso.
As imagens mostram o destróier USS Truxtun se aproximando do navio de apoio USNS Supply ao sul de Porto Rico. De repente, ele parece perder o controle e abalroa a outra embarcação.
Segundo a Marinha dos EUA, não houve danos significativos em nenhum dos dois navios, que integram a missão Lança do Sul, a operação que Donald Trump montou na região no fim de 2025 para supostamente reforçar o combate ao narcotráfico em sua fronteira meridional.
Na prática, o ponto alto da ação foi político: a captura, no dia 3 de janeiro, do ditador venezuelano Nicolás Maduro e sua mulher em um ataque coordenado a Caracas e a instalações militares do regime chavista -que foi poupado, sendo obrigado por Washington a trocar a parceria com chineses e russos por uma renovada associação com os americanos.
O USS Truxtun é um poderoso destróier da classe Arleigh Burke, o esteio da força de ataque naval dos EUA. Com 74 navios em três gerações diferentes, ele pode levar até 96 mísseis para ações mundo afora e, em vários modelos, é equipado com o sistema de defesa antiaéreo Aegis -que protege contra ameaças balísticas, aeronaves e mísseis de cruzeiro.
Já o Supply faz parte da classe de navios de apoio logístico e operações especiais de mesmo nome, 1 dos 4 construídos, 2 dos quais em operação. É uma espécie de faz-tudo dos mares: leva combustível, armas, suprimentos diversos para navios de combate.
Segundo a Marinha dos EUA, não há ainda certeza acerca do que ocorreu. Pode ter sido um problema técnico no sistema de navegação do destróier ou erro humano.
A presença militar aumentada a nível nunca visto na América Latina está em linha com a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, publicada em dezembro, na qual Trump assume querer retomar o princípio de controle de sua periferia estratégica -colocando em prática a versão belicista da Doutrina Monroe, de 1823.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp
O post Vídeo mostra colisão entre navios de guerra dos EUA no Caribe apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.









