Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tailândia usa robôs para lutar contra o novo coronavírus

O objetivo é evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos

Folha de Pernambuco|

O objetivo é evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos
O objetivo é evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos O objetivo é evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos

A Tailândia passou a utilizar em seus hospitais o "Ninja", um robô médico, para lutar contra a pandemia do novo coronavírus. Os robôs têm a missão de detectar as pessoas afetadas pela covid-19, tratar os pacientes e proteger os funcionários dos hospitais. Quatro hospitais já receberam um "Ninja" e em breve outros 10 receberão um exemplar.

Os robôs, concebidos para ajudar no cuidado de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVV), foram desviados de sua missão inicial e destinados a lutar contra a pandemia que já matou quase 9.000 pessoas no mundo.

Os robôs, com tecnologia 4G, podem detectar a temperatura de um caso suspeito, supervisionar a evolução dos sintomas e permitir aos profissionais da área da saúde e os pacientes um contato por videoconferência.

Em breve, o robô conseguirá levar comida e medicamentos aos pacientes, além de higienizar os quartos dos enfermos. O objetivo consiste em evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos.

Publicidade

Leia também:

China zera transmissão local do coronavírus mas registra 34 casos 'importados'

Publicidade

Embaixada da China no Brasil reage a Eduardo Bolsonaro

Europa supera a Ásia em número de mortes provocadas por coronavírus

Publicidade

"Não precisam entrar na zona de risco, podem permanecer fora do quarto e fazer a comunicação por meio do robô", explica à AFP Viboon Sangveraphunsiri, da Universidade Chulalongkorn de Bangcoc. 

"Ninja" é fruto da colaboração entre a universidade e a Advanced Info Service (AIS), a maior operadora de telefonia da Tailândia. O custo de fabricação varias de 100.000 a 300.000 bahts (3.050 a 9.150 dólares), informou Viboon Sangveraphunsiri.

"Tentamos reduzir ao máximo os custos e, de todos os modos, aos hospitais nós fornecemos de maneira gratuita", explica. A Tailândia registra até o momento 272 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, incluindo uma morte.

A Tailândia não é o único país que recorre a inovações tecnológicas para combater a pandemia. Wuhan, a cidade chinesa berço do novo coronavírus, anunciou no início do mês o primeiro "hospital de campanha inteligente", dotado de 20.000 leitos e de robôs que funcionam 24 horas por dia.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.