João Campos tem 53% e lidera corrida eleitoral de Pernambuco; Raquel Lyra aparece com 31%
Prefeito de Pernambuco mantém liderança, mas recua em comparação com última pesquisa
Pernambuco|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (22) trouxe resultados estimados para a corrida eleitoral de Pernambuco em 2026. A pesquisa demonstra um cenário positivo para o prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE), na disputa pelo governo do estado; o político lidera as intenções de voto em todos os recortes escolhidos.
A pesquisa ouviu 1.502 pessoas residentes em 61 municípios de Pernambuco e apresentou cenários para o cargo de governador e para as cadeiras a serem ocupadas no Senado Federal. Além disso, trouxe a avaliação da gestão de Raquel Lyra (PSD-PE).
Governo do estado
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, os indecisos aparecem na dianteira, representando 52,1% das respostas. Em seguida vem João Campos, com 23,6% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra, com 17,8% das intenções de voto, é seguida por brancos e nulos (5,3%), outros nomes não listados (0,9%) e Eduardo Moura (NOVO-PE) (0,4%).
Em um primeiro cenário estimulado, o prefeito da capital lidera com 53,1% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra aparece logo em seguida, com 31%. Nenhum, nulo ou branco aparecem como 4,7% das respostas; Eduardo Moura (3,9%) e Ivan Moraes (0,9%) figuram como os últimos colocados.
Num eventual segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra, o prefeito lidera novamente, com 55,1% das intenções, já Lyra obtém 33,8%. A relação de brancos e nulos aumenta (6,2%) assim como a de indecisos (5%).
Leia mais
Apesar de manter o favoritismo, João Campos recuou em relação ao último levantamento, realizado em agosto, quando contava com 57% das intenções de voto. Já Raquel Lyra reduziu a diferença em 7%, já que contava com 24% das intenções no mesmo período.
O eleitorado de João Campos é majoritariamente feminino, com mulheres representando 55% de suas intenções de voto. Na outra via, os homens são o maior grupo votante da governadora Raquel Lyra, com 34,4% das intenções de voto.
O atual prefeito de Recife é preferido por todas as faixas etárias entrevistadas, e é favorecido em especial pelos eleitores que possuem entre 16 e 24 anos, com 58% das intenções de voto.
Nomes para o Senado
Na espontânea do legislativo, a maioria dos entrevistados afirmou não saber em quem votar ou não opinou (81,7%). Os brancos e nulos (6,2%) são seguidos pelo senador Humberto Costa (PT-PE) (4,7%) e por Miguel Coelho (União-PE) (2,1%). Anderson Ferreira e Gilson Machado aparecem empatados (1,1%), e os nomes de Eduardo da Fonte, Marilia Arraes, Silvio Costa Filho, Fernando Dueire e Jô Cavalcanti contam com menos de 1% de intenção de voto. Outros nomes citados somam 1%.
No primeiro cenário estimulado, Humberto Costa lidera com 38% das expectativas de voto. Miguel Coelho leva a prata, com 30%, e Gilson Machado o bronze, com 20,2%. Brancos e nulos e Anderson Ferreira aparecem tecnicamente empatados (19,9% e 19,7%) e Fernando Dueire segue a lista com 7,5%. O número de indecisos neste cenário é de 6,5% e Jô Cavalcanti aparece por último, com 4,5% das intenções.
Em um segundo cenário, Costa mantém a liderança com acréscimos (38,5%) e é seguido por Eduardo da Fonte (26,3%) e Gilson Machado (21,4%), que empata tecnicamente com brancos e nulos (21,5%).
A terceira opção com os nomes mais mencionados é a única que não prevê vitória de Humberto Costa (36,4%), que fica atrás de Marília Arraes (40,4%). Eduardo da Fonte (24,7%) e Gilson Machado (20,4%) são seguidos por brancos e nulos (16,3%), Fernando Dueire (6,6%), indecisos (5,4%) e Jô Cavalcanti (4,4%).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














