Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

ACM Neto lidera para governador da Bahia em todos os cenários, revela pesquisa Real Time Big Data

Otto Alcencar e Rui Costa aparecem em primeiro nos levantamentos para a única vaga no Senado em disputa pela BA

Política|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília

Antônio Carlos Magalhães Neto, ex-prefeito de Salvador (BA)
Antônio Carlos Magalhães Neto, ex-prefeito de Salvador (BA)

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera em todos os cenários a disputa para governador da Bahia em 2022, revela pesquisa Real Time Big Data encomendada pela Record TV. No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, ele tem 25% das intenções de voto, contra 12% do segundo colocado, o ex-governador Jacques Wagner (PT); 7% do terceiro colocado, Rui Costa (PT), que não pode concorrer novamente à reeleição; e 2% do quarto colocado, João Roma (Republicanos), atual ministro da Cidadania. Outros nomes somam juntos 3% dos votos. Brancos e nulos totalizam 13%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 38%.

Pesquisa espontânea para governador da Bahia
Pesquisa espontânea para governador da Bahia

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a liderança de ACM Neto é ainda maior. No primeiro cenário, ele tem 45% das intenções de voto; enquanto Jacques Wagner tem 30%; João Roma, 9%; e Bernadete Souza (Psol), 5%. Brancos e nulos somam 7% das intenções e 4% não sabem ou não responderam.

Levantamento estimulado para governador da Bahia (cenário 1)
Levantamento estimulado para governador da Bahia (cenário 1)

No segundo cenário estimulado, que leva em conta os apoios na esfera federal, ACM Neto, tido como independente, tem 40% das intenções de voto. Jacques Wagner, que teria o apoio do pré-candidato e ex-presidente Lula (PT), 34%. João Roma, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), teria 12%. Bernadete Souza, com o apoio de Guilherme Boulos (Psol), 2%. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados. Cerca de 3% não souberam ou não responderam.

Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 2)
Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 2)

Em um terceiro cenário, sem a presença de Jacques Wagner, ACM Neto lidera com ainda mais folga: 48%. O senador Otto Alencar (PSD) aparece com 17% das intenções de voto; João Roma com 10%; e Bernadete Souza, com 7%. Quase 10% dos votos seriam brancos ou nulos. Um total de 8% dos entrevistados não soube ou não respondeu.


Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 3)
Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 3)

Em um quarto quadro, também levando em conta os apoios na esfera federal, ACM Neto (independente) aparece com 44% dos votos. Otto Alencar (com apoio de Lula) aparece com 28% das intenções; João Roma (com apoio de Bolsonaro), com 12%; e Bernadete Souza (com apoio de Boulos) com 4%. Brancos e nulos são 8%. Um total de 4% dos eleitores não soube ou não respondeu.

Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 4)
Pesquisa estimulada para governador da Bahia (cenário 4)

Rejeição para governador

Na pesquisa que perguntou qual candidato o eleitor rejeita para o cargo de governador da Bahia, Jacques Wagner aparece com 41%, seguido por João Roma, com 37%. Em terceiro lugar, vem Bernadete Souza, que tem 35% de rejeição. Otto Alencar é o quarto mais rejeitado: 33%. O candidato listado com menor rejeição é ACM Neto, com 29%.


Levantamento de rejeição para governador da Bahia
Levantamento de rejeição para governador da Bahia

Avaliação do governo Rui Costa

Os entrevistados da pesquisa também avaliaram o governo de Rui Costa à frente do Estado da Bahia. Consideram o mandato ótimo ou bom 40% dos entrevistados. Cerca de 30% consideram regular e, 27%, ruim ou péssimo. Os que não souberam ou não responderam somam 3% do total.

Avaliação do governo Rui Costa (PT)
Avaliação do governo Rui Costa (PT)

Senado

Para o Senado, o Real Time Big Data simulou dois cenários: um com a presença de Rui Costa e um sem. Na pesquisa com a presença do nome de Rui Costa, ele tem larga vantagem: 46% do total de votos. O ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (União Brasil) aparece em segundo lugar, empatado com Otto Alencar — ambos com 8%. Em terceiro, vem o deputado estadual Hilton Coelho (Psol), com 3%. Em quarto lugar, com 2% das intenções de voto cada, aparecem os deputados federais Cacá Leão (PP) e Márcio Marinho (Republicanos). A médica Raissa Soares (PL) e o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) têm 1% cada. Brancos e nulos são 18%. Cerca de 11% dos entrevistados não soube ou não respondeu.


Pesquisa estimulada para senador (cenário com Rui Costa)
Pesquisa estimulada para senador (cenário com Rui Costa)

Em um cenário sem Rui Costa na disputa, Otto Alencar aparece em primeiro, com 23% dos votos. Zé Ronaldo, em segundo, tem 13%; Hilton Coelho, terceiro colocado, 8%. Cacá Leão e Márcio Marinho estão empatados em quarto lugar com 3% dos votos cada. Na quinta posição, estão Raissa Soares e Marcelo Nilo, com 2% cada um. Brancos e nulos somam 27%. Cerca de 19% não sabem ou não responderam.

Pesquisa estimulada para senador (cenário sem Rui Costa)
Pesquisa estimulada para senador (cenário sem Rui Costa)

Avalição do prefeito Bruno Reis

Entre os soteropolitanos, foi feita uma pesquisa sobre a popularidade do mandato de Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito da capital baiana. Consideram o titular da Prefeitura de Salvador ótimo ou bom 47% dos entrevistados. Cerca de 28% consideram regular e, 20%, ruim ou péssimo. Os que não sabem ou não responderam somam 5% do total.

Avaliação do governo Bruno Reis (União Brasil)
Avaliação do governo Bruno Reis (União Brasil)

População dividida quanto ao uso de máscaras

Por último, a pesquisa consultou a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, levando em conta que mais de 80% da população já foi vacinada contra a Covid-19. Cerca de 47% dos baianos entrevistados se disseram a favor da obrigatoriedade e, 45%, contra. Quase 8% não sabem ou não responderam. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre as duas posições.

Levantamento sobre obrigatoriedade do uso de máscaras na BA
Levantamento sobre obrigatoriedade do uso de máscaras na BA

A pesquisa Big Time Real Data

A pedido da Record TV, a pesquisa ouviu 1.200 eleitores do estado da Bahia entre 21 e 22 de fevereiro de 2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, como já mencionado, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.