Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF só votará prisão em 2ª instância na semana que vem, afirma Toffoli

Julgamento das ações que contestam execução da pena de prisão começará nesta quinta-feira apenas com a leitura do relatório de Marco Aurélio Mello

Política|

Votação dos ministros deve começar na quarta-feira (23)
Votação dos ministros deve começar na quarta-feira (23) Votação dos ministros deve começar na quarta-feira (23)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta quarta-feira (16) que os ministros só vão começar a votar na próxima semana no julgamento das ações que contestam a possibilidade de execução da pena de prisão após condenação em segunda instância.

O julgamento está marcado para começar nesta quinta-feira (17), mas, segundo Toffoli, a sessão será dedicada exclusivamente à leitura pelo ministro Marco Aurélio Mello do relatório sobre o caso e das sustentações orais. A votação dos ministros deve começar na próxima quarta-feira (23).

Leia mais: Ministros do STF defendem prisão após 2ª instância

A apreciação desse caso pode levar à revisão do entendimento da corte adotado em 2016 e pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018 condenado no processo do tríplex em Guarujá (SP).

Publicidade

Estão na pauta do plenário as três ações que discutem a antecipação da execução da pena relatadas pelo ministro Marco Aurélio Mello, que já havia cobrado seguidas vezes que o plenário apreciasse os processos. 

Leia também: Decisão sobre 2ª instância pode afetar 4.900 presos

Publicidade

A decisão do STF que permitiu as prisões em segunda instância foi tomada em plenário em 2016, por um placar apertado, de 6 ministros a favor e 5 contra.

Desde então, mudou a composição da corte, com a entrada de Alexandre de Moraes no lugar de Teori Zavascki — morto em um acidente aéreo — e alguns ministros, como Gilmar Mendes, apontam ter mudado de opinião.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.