Adidos militares do Egito celebram dia da vitória, em Brasília
52º aniversário da data faz referência à história moderna do país

A data é comemorada pelas comunidades egípicas ao redor do mundo, mas, neste ano, cerca de 250 convidados participaram da celebração, em Brasília. Estiveram presentes militares brasileiros e adidos estrangeiros que prestam serviços no Brasil, além de diplomatas.
A data, celebrada dia 6 de outubro, enfatiza a história moderna no oriente médio, quando tropas egípcias e sírias fizeram ataques militares contra bases israelenses, na região do Suez. A guerra ganhou o nome de “Gloriosa Vitória de Outubro”, porque teve início no feriado em que os judeus comemoram o Yom Kippur, que significa o “dia do perdão”.
A ideia da celebração era mostrar que ali estava uma conquista além da militar. Uma espécie de união de povos. Movimento observado com cautela, pois o Egito foi palco, recente, da concretização dos planos de Donald Trump: colocar fim à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, afim, também de modernizar Gaza.
A mesma determinação que resultou na vitória militar impulsiona, hoje, a transformação que o Egito atravessa com investimentos em projetos econômicos massivos para tentar restaurar a posição de liderança na região.
A cooperação internacional surge como elemento decisivo no atual cenário geopolítico. Diante dos desafios de segurança no Oriente Médio, especialmente no combate ao terrorismo, torna-se indispensável uma atuação responsável, orientada para a reconstrução da estabilidade regional. Esse compromisso deve estar ancorado no respeito mútuo entre as nações e na rejeição firme a qualquer forma de interferência nos assuntos internos de outros Estados.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
