Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Brasil e Índia encurtam distâncias com visto eletrônico

Geraldo Alckmin busca ampliar o intercâmbio comercial entre os dois países e com o Mercosul

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante missão oficial em Nova Delhi, na Índia.

Em missão oficial a Nova Délhi, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, apresentou novidades que prometem aquecer o intercâmbio comercial entre Brasil e Índia, e, também, com o Mercosul.

Destaque para os temas da tecnologia, energia, aviação comercial, defesa, saúde, transformação digital e ciência, tecnologia e inovação.


“O comércio entre Brasil e Índia está crescendo. No ano passado foram 12 bilhões de dólares. Este ano pode chegar a 15 bilhões de dólares. Poderemos rapidamente chegar a 20 bilhões de dólares”, projetou Alckmin.

Para isso, foram anunciadas três iniciativas estratégicas, também durante agenda com o vice-presidente da Índia, Chandrapuram Ponnusami Radhakrishnan. A primeira foi o visto eletrônico para negócios. Toda a área de negócios, consultoria terá visto eletrônico na embaixada, em Nova Délhi, e no consulado em Mumbai. Uma estratégia para colocar o Brasil no mapa de destino de business indiano.


A segunda medida está relacionada às preferências tarifárias. O Brasil e a Índia, junto ao Mercosul, anunciaram a ampliação do acordo, atualmente, 450 linhas tarifárias fazem parte.

O último ponto está relacionado à parceria em energia. A Petrobras firmou um contrato para fornecer mais 6 milhões de barris de petróleo para a Índia e, de olho no futuro, anunciou o lançamento de 18 blocos offshore para exploração nas Bacias de Santos e Campos em 2026.


Alckmin e Radhakrishnan também destacaram a importância de avançarem em acordo para garantir voos diretos entre os dois países, para ampliar, sobretudo o fluxo de comércio e de turismo.

“O Brasil dá grande valor à parceria estratégica com a Índia. Vamos aprofundar ainda mais a cooperação em setores estratégicos, ampliar os benefícios do comércio e fortalecer as relações bilaterais entre os dois países”, afirmou Alckmin.


✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.