Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Canadá e Brasil miram IA e mineração sustentável como pilares da parceria

Salvador foi palco do evento que contou com a presença do embaixador do Canadá

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News
EXPOSIBRAM 2025 Embaixada Canadá

A principal vitrine da mineração na América Latina, EXPOSIBRAM 2025, não foi apenas um evento de negócios. Para quem acompanha as relações Brasil-Canadá, o que se viu, nesta terça-feira (28), em Salvador (BA), foi a concretização de uma aliança diplomática e econômica que tem se aprofundado, além da simples troca de commodities.

Liderada pelo Embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, a delegação de 20 empresas canadenses desembarcou com um portfólio claro: automação, inteligência artificial, engenharia de ponta e, acima de tudo, tecnologias limpas (cleantech).


O recado foi dado. O Canadá não quer ser apenas um fornecedor, mas o parceiro estratégico do Brasil na transição para uma mineração mais inteligente e sustentável. A aposta é a longo prazo, com foco em pesquisa e desenvolvimento conjuntos.

A visão do embaixador: “Uma parceria global para o futuro”

O discurso do embaixador Kamarianakis no evento foi a peça central dessa estratégia.


“O comércio flui nos dois sentidos. Por exemplo, o Canadá fornece a maior parte da potassa que alimenta a agricultura brasileira, enquanto o Brasil fornece a bauxita e a alumina que impulsionam a indústria de alumínio do Canadá no Quebec.”

Kamarianakis posicionou o Canadá como o parceiro ideal para os desafios atuais do setor, oferecendo não apenas produtos, mas um modelo de governança.


“O Canadá traz profundidade tecnológica, governança sólida e um histórico comprovado de conduta empresarial responsável. Quando combinamos o tamanho da indústria de mineração do Brasil com a gestão responsável e as boas práticas do Canadá, temos os ingredientes de uma parceria global de mineração para o futuro.”

Mineração sustentável

A parceria entre Canadá e Brasil, no setor de mineração ocorre desde 2019. O próximo passo envolverá minerais críticos, essenciais para a transição energética global, como baterias e turbinas eólicas, além da transição energética.


O Ministério de Recursos Naturais do Canadá (NRCan) e o Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME) já estão em discussões avançadas para fortalecer a cooperação.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.