Chaves e Chiquinha agitam a festa da independência do México em Brasília
A presença ocorreu durante a celebração, na embaixada mexicana
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Embaixada do México em Brasília comemorou na noite de segunda-feira (15) os 215 anos da independência do país. Em clima de descontração e surpresa, o público teve uma visita um tanto quanto inusitada. Quando o evento parecia terminar, Chaves e Chiquinha apareceram e aumentaram ainda mais a festa.
O evento foi conduzido pelo atual encarregado de negócios da embaixada, o ministro Alejandro Ramos Cardoso.
“A diplomacia é fundamental para enfrentar os múltiplos desafios globais. Com fé na amizade entre as duas nações, vamos seguir juntos, celebrando nossa independência e soberania, e construindo um futuro comum e próspero”, afirmou Cardoso.
O prédio da embaixada, projetado pelos arquitetos González de León, Serrano e Zabludowsky, completará 50 anos em 2026. Com honras militares, canto lírico e a tradicional comida mexicana, os convidados puderam mergulhar e desfrutar o que a cultura do país tem a oferecer. Uma noite e tanto!
Tradição do passado e transformação para o futuro
A celebração foi uma homenagem não apenas ao passado, mas também ao futuro da nação. A embaixada, que ilustra o mito fundador do México na fachada, nos lembra que o país tem mais de 3 mil anos de história, com civilizações ancestrais como astecas, olmecas, maias, mexicas e teotihuacanos.
O México também tem mais de dois séculos de vida independente, com marcos importantes como a Reforma de 1857 e a Revolução de 1910. O país foi o primeiro no mundo a ter uma constituição social, em 1917, que ainda o governa.
Fortalecendo laços com o Brasil
As relações bilaterais entre o México e o Brasil estão mais fortes do que nunca. Em 2024, os dois países celebraram 190 anos de relações diplomáticas, um marco comemorado com o Ano Dual México-Brasil. Os presidentes Sheinbaum e Lula se encontraram quatro vezes em menos de um ano, mantendo um diálogo contínuo e fluido.
Recentemente, o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, foi à Cidade do México. Durante a missão, foram assinados acordos de cooperação em agricultura, saúde e energia, e um anúncio importante para os viajantes: o sistema de visto eletrônico para brasileiros entrará em funcionamento em breve.
Mesmo sem um acordo abrangente, o México e o Brasil já são o sexto e sétimo maiores parceiros econômicos, respectivamente.
Homenagem a diplomata morto
O evento também reservou um momento de emoção com uma homenagem a Rafael Ignacio Montoya Bayardo, um diplomata que faleceu na véspera. Ele foi lembrado como um grande diplomata, um colaborador e um amigo, com um senso de humor excepcional. A cerimônia serviu como forma de honrar a vida, o legado e a profunda marca que ele deixou.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














