Da Grande Muralha ao Eixo Monumental: a noite em que a China abraçou Brasília
Embaixada da China promove, em Brasília, evento para celebrar o início do intercâmbio cultural e amizade entre os povos
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A capital federal foi tomada pela celebração do novo ano chinês, com direito a projeção faraônica no museu nacional, na esplanada dos ministérios. Uniu a tradição milenar chinesa à arquitetura modernista de Brasília, celebrando a chegada do Ano do Cavalo.
O China Media Group (CMG), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Embaixada da China, promoveu o evento “Prelúdio da Gala do Festival da Primavera”.
O evento marcou a integração cultural e diplomática entre Brasil e China, além de celebrar o início das comemorações de 52 anos de diplomacia conjunta. Agora, com foco na descentralização das atividades culturais, que irão além do eixo Brasília-Rio-São Paulo.
Leia Mais
O Ano do Cavalo e a “Melhor Fase Histórica”
Em um discurso focado em união e prosperidade, o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, destacou que a relação bilateral atravessa um momento sem precedentes.
Ele ressaltou que o Ano Novo Chinês — recentemente incluído pela ONU como Patrimônio Cultural Imaterial — carrega o ideal de harmonia e cooperação, valores essenciais diante das atuais turbulências globais.
“As relações sino-brasileiras vivem sua melhor fase histórica. Que possamos, no novo ano, cultivar o espírito dinâmico do cavalo, galopar com energia renovada no caminho da cooperação de benefício mútuo e contribuir ainda mais para a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado China-Brasil!” — Zhu Qingqiao, Embaixador da China.
Luzes, 8K e Intercâmbio Cultural
O ponto alto da noite foi a projeção mapeada na cúpula do Museu Nacional. Enquanto o exterior brilhava, o interior do auditório exibia, com tecnologia de ponta, o vídeo promocional da Gala do Festival da Primavera de 2026, o espetáculo televisivo de maior audiência do mundo.
O Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou que a cultura é o “pilar fundamental” para uma relação de confiança entre os dois países. Durante o evento, foi reforçado o papel da comunicação e das novas tecnologias (como o 5G e 8K) para aproximar as sociedades brasileira e chinesa.
2026: O Primeiro Ano Cultural China-Brasil
O evento serviu como plataforma para consolidar um marco histórico: o Ano Cultural China-Brasil. O cronograma prevê:
- “Casa do Brasil”: Espaços culturais brasileiros em diversas cidades chinesas.
- Circuito Itinerante: Espetáculos, mostras gastronómicas e intercâmbios juvenis chineses percorrendo o Brasil.
- Carnaval e Vermelho Chinês: A integração simbólica entre os desfiles brasileiros e as festividades orientais.
Ao unir o simbolismo do cavalo — que representa coragem e perseverança — à infraestrutura cultural de Brasília, o CMG e o Governo Brasileiro projetam um 2026 de diálogos acelerados e uma amizade que, como frisou o embaixador, ignora a distância geográfica em prol de um futuro compartilhado.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












