Embaixadas parabenizam jornalistas pelo Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Em vídeo, porta-voz da embaixada dos Estados Unidos destaca a importância dos profissionais para fortalecimento da democracia
No dia 3 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, um direito fundamental previsto na Constituição Federal brasileira, reconhecido também como o quarto poder pelos profissionais da área. Nesta data, algumas embaixadas manifestaram seu apoio ao trabalho dos jornalistas, destacando a importância da liberdade de imprensa para o fortalecimento das democracias.
O porta-voz da embaixada dos Estados Unidos, Luke Ortega, enfatizou, em um vídeo, a necessidade do trabalho da imprensa para o fortalecimento das democracias. “A imprensa é um dos pilares da nossa democracia. Hoje, mais do que nunca, é muito importante darmos apoio e suporte para os jornalistas poderem realizar seus trabalhos, com independência e segurança”.
Além dos Estados Unidos, embaixadas de outros países, como Canadá, Bélgica e Suécia, também se manifestaram. “Desde 1766, a Suécia é pioneira na consagração desse direito na legislação. A Lei da Liberdade de Imprensa da Suécia assegura a transparência governamental e o livre acesso à informação, protegendo também a confidencialidade das fontes jornalísticas”, afirma o post oficial do governo sueco nas redes sociais, com representação diplomática da embaixadora Karin Wallensteen.
A embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, também deixou um recado: “Preservar um espaço livre para debates respeitosos é parte fundamental de qualquer democracia. O acesso à informação isenta fortalece os alicerces da sociedade!”.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.