Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Embaixadores estrangeiros revelam o que mais admiram no Brasil, desde culinária até destinos favoritos

De doce mineiro a feijoada completa: uma viagem culinária que encanta paladares globais, revelando que a diplomacia também passa pelo estômago

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News

Uma das vantagens que temos aqui em Brasília é o contato direto com as autoridades diplomáticas. Normalmente, os embaixadores são muito acessíveis e fazem questão de representar a cultura do país de origem. Decidimos, então, trazer um pouquinho de curiosidades deles a vocês, leitores. Aos poucos, vamos mostrando cada um deles a vocês. Aproveitem!

Luís Faro - Embaixador de Portugal

Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil Embaixada de Portugal

Está no Brasil desde dezembro de 2020, mas, antes disso, passou por outros países, como Grécia, Macau, Suíça, Bélgica, Moçambique, Tunísia e Cuba.


O embaixador Faro é muito receptivo e disse que o que mais gosta no Brasil é a criatividade da população. Desde que chegou, conseguiu visitar todas as unidades da federação e a preferência está no Distrito Federal.

“Cada vez que aqui regresso, sinto-me a voltar a casa”, ressaltou o embaixador.


Para quem quer conhecer o Brasil, o embaixador Faro lembrou da diversidade cultural que o Brasil apresenta.

“Eu diria que não se deve ficar só pelo estado x ou y. Existem 27 Brasis, cada um com os seus encantos. Das minhas experiências por aqui, o Rio de Janeiro é incontornável, os lençóis maranhenses e as cataratas do Iguaçu são visões que também não se esquecem”.


O embaixador sente falta de Portugal. Principalmente, da comida e das paisagens. “Do meu país, como moro em Brasília, sinto falta do mar e de alguns produtos que não encontro aqui, como os perceves e as ameijoas, mariscos populares na culinária portuguesa”.

No Brasil, não dispensa uma moqueca capixaba, “que me perdoem os baianos!”, e, no café da manhã, não pode faltar queijo minas.


Mar Fernández-Palacios - Embaixadora Espanha

Mar Fernández-Palacios - Embaixadora Espanha @espanha_no_brasil

Ela me recebeu no dia do aniversário. Daí, já é possível entender tamanha simpatia e abertura de diálogo. A embaixadora é do sul da Espanha, Sevilha. É a segunda vez que está no Brasil. Já passou pela Ucrânia, China, Bruxelas, Marrocos, Cuba...

Pretende conhecer, ao menos, todas as capitais brasileiras. Adora São Paulo e Rio de Janeiro. Já foi cinco vezes a Belém.

“Cada estado que visitei, todos têm um detalhe especial. São Paulo tem um pulso vital. O Rio tem um enclave geográfico maravilhoso e tem uma questão histórica. Salvador que tem o incremento da cultura afro.

Os estados que visitei no nordeste tem as praias, o calor humano.

Tem muita coisa que gosto na comida do Brasil. Tem os doces mineiros, maravilhosos.

Gosto muito da feijoada. Por conta da origem que ela tem. Lá na Espanha, temos pratos com essa origem popular também. São feitos com grãos, vegetais, carnes... são o cozido, que a família da área rural encontrava e colocava lá na panela. Temos o cozido madrileno, que é feito com grão de bico, com carne e legumes."

A embaixadora adora as frutas brasileiras. Abacaxi, mamão, manga lideram a lista.

Quando a saudade aperta, vai a um restaurante aqui em Brasília comer paella e polvo.

Bader Abbas Alhelaibi - Embaixador Bahrein

Bader Abbas Alhelaibi - Embaixador do Bahrein no Brasil Embaixada do Bahrein

O embaixador Bader chegou ao Brasil em julho de 2018 e já visitou São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Pará, Alagoas, Rio Grande do Sul.

Ele gosta das pessoas e do jeito brasileiro, que considera parecido com os bareinitas. “Os brasileiros são muito sociáveis, receptivos e gostam de outros povos”, ressaltou o embaixador.

Ele amou todos os estados que visitou, mas em especial, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. “Que, quem for visitar o Brasil, deve conhecer a praia, que é maravilhosa, provar a carne e também guaraná”.

Aproveitando que estamos falando de comida, de todos os pratos típicos que já experimentou, o favorito é o churrasco. Mais especificamente, a picanha assada.

“Para mim, o Brasil representa um espaço amplo de respeito mútuo e de oportunidades compartilhadas. Cada dia que passo aqui me lembra da vitalidade deste país e da sua capacidade de reunir diferentes povos com espírito de abertura e cordialidade. Encontrei no Brasil um parceiro sincero e um ambiente que favorece o diálogo construtivo e a cooperação que beneficia ambos os nossos países.

Quanto à cultura brasileira, ela é simplesmente uma fonte de encantamento e admiração. Sua diversidade, sua música, suas artes e a hospitalidade do seu povo fazem com que eu me sinta próximo deste país mesmo antes de chegar aqui. Há uma autenticidade na maneira como os brasileiros vivem, e uma celebração bonita da alegria, apesar dos desafios. Isso torna minha experiência aqui especial e valiosa, tanto no aspecto humano quanto diplomático.”

Rodolfo Nin Novoa - Embaixador do Uruguai

Rodolfo Nin Novoa, embaixador do Uruguai no Brasil. Embaixada do Uruguai

O embaixador Nin Novoa está em Brasília desde o meio do ano. E, assim que chegou, trouxe a cultura uruguaia para conhecermos. Um grupo de Candombe (Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO) popular do país veio para Brasília e agitou o final de semana no eixão do lazer, na capital federal. Aqui é uma rodovia, que passa no meio da cidade, porém, com semelhança à avenida paulista. Inclusive, nos finais de semana e feriados, que fecham para os carros e os pedestres tomam conta da pista.

Como está aqui há pouco tempo, ainda não teve a oportunidade de conhecer todos os estados brasileiros, mas já tem dicas para quem deseja visitar o Brasil.

“O Rio de Janeiro com seus edifícios coloniais, as praias ao longo de toda a costa, o Cerrado com suas chapadas, e especialmente a Chapada dos Veadeiros, Ouro Preto, em Minas Gerais, tudo o que vi é altamente recomendável”.

Como autoridade diplomática, esteve no Rio de Janeiro duas vezes: para a Cúpula do BRICS e para a assinatura do acordo comercial MCS-EFTA. Também foi a São Paulo para a comemoração do bicentenário da independência do Uruguai e em Porto Alegre para a Expo Inter.

Devido à proximidade com o Uruguai, o embaixador gosta muito das praias do Sul. Sente muita falta da família. Filhos, irmãos, netos, e os amigos que estão no Uruguai.

Aqui no Brasil ele adora comer feijão e arroz com camarão.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.