Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Mudança na diplomacia: Isabel Brilhante Pedrosa é a nova embaixadora de Portugal no Brasil

Reconhecida por sua firmeza, a nova Embaixadora foi declarada persona non grata e expulsa por Nicolás Maduro após defender sanções da UE contra o chavismo.

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News
Isabel Brilhante Pedrosa, nova embaixadora de Portugal no Brasil

Uma nova figura de peso assume a representação diplomática portuguesa em Brasília, e com ela, um marco: Isabel Brilhante Pedrosa será a próxima embaixadora de Portugal no Brasil, tornando-se a primeira mulher na história a ocupar este cargo. A diplomata deverá chegar a Brasília após o dia 17 de janeiro para suceder Luis Faro Ramos, que encerra sua missão no país e segue rumo ao Marrocos.

A escolha de Isabel Brilhante Pedrosa, nascida em Leiria em 1964, se alinha à linha ideológica do atual governo lusitano. Ela traz para o posto uma diplomata com uma vasta experiência internacional em cenários complexos, sendo Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e na carreira diplomática desde 1991.


Carreira Além das Embaixadas Portuguesas

Isabel Pedrosa construiu um percurso notável, com serviços em múltiplas capacidades no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa e no exterior. No entanto, sua trajetória ganhou grande projeção durante o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) da União Europeia, onde exerceu funções de liderança entre 2017 e 2025:

Entre 2017 e 2021 foi embaixadora da União Europeia na Venezuela. Foi quando a atuação diplomáica dela ganhou destaque, sendo declarada persona non grata e expulsa da Venezuela pelo regime de Nicolás Maduro. O incidente foi uma resposta direta à aplicação de sanções europeias a 19 dirigentes do chavismo. Estas sanções visavam atingir aqueles considerados responsáveis por violações dos direitos humanos e por minar a democracia e o Estado de Direito no país, incluindo medidas como o congelamento de bens dos indivíduos no espaço europeu e a proibição de viagens para o território da União Europeia.


Depois isso, até 2025, foi nomeada para ser embaixadora da União Europeia em Cuba.

Além disso, a diplomata serviu como Embaixadora de Portugal na Líbia (2013-2016) e na Namíbia (2016-2017), e como Cônsul-Geral de Portugal em Caracas (2008-2011).

A chegada de Isabel Brilhante Pedrosa ao Brasil, promete injetar uma nova dinâmica nas relações bilaterais. Com uma carreira pautada por posições firmes e inegável experiência em cenários de crise, a nova embaixadora assume um dos postos mais importantes da diplomacia portuguesa, e o faz entrando para a história como a primeira mulher no cargo.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.