Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Foguete coreano será lançado de base brasileira no Maranhão

Foguete da Innospace marca a estreia do Brasil em operações comerciais orbitais em parceria com a Coreia

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Foguete sul-coreano HANBIT-Nano será lançado em 22 de novembro do Maranhão.
  • A missão Opera��o Spaceward marca a estreia do Brasil em lançamentos comerciais orbitais.
  • A colaboração visa lançar satélites brasileiros desenvolvidos por universidades e instituições de pesquisa.
  • O embaixador da Coreia do Sul destaca a importância do lançamento para a cooperação espacial entre os países.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lançamento de foguete HANBIT-Nano marca a parceria Brasil-Coreia com a empresa Innospace e a FAB (Força Aérea Brasileira) Innospace/FAB

Está marcado para o dia 22 de novembro o lançamento foguete sul-coreano HANBIT-Nano, da empresa Innospace. A espaçonave sairá do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A missão, denominada Operação Spaceward, é conduzida pela FAB (Força Aérea Brasileira), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e representa o primeiro lançamento espacial orbital comercial realizado a partir do território nacional.


“A estreia marca o primeiro lançamento comercial de um foguete privado para a Coreia. Em especial, a utilização do centro de lançamento brasileiro torna este lançamento um início significativo para a cooperação espacial com o Brasil, e esperamos que este lançamento sirva como catalisador para uma maior expansão da colaboração espacial entre as duas nações”, afirmou o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Choi YeongHan.

O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, destacou o caráter inédito da missão: “Um dos aspectos mais relevantes da Operação Spaceward é a oportunidade de lançar cargas úteis brasileiras a partir de uma base nacional. Teremos satélites desenvolvidos no Brasil sendo colocados em órbita, resultado do trabalho realizado em universidades e institutos de pesquisa tecnológica”, afirmou Chamon.


Quando esta parceria diplomática começou?

Em 2023, houve o lançamento teste da INNOSPACE e o resultado foi positivo. Desde então, a embaixada tem atuado como uma ponte de comunicação para facilitar a cooperação entre o governo brasileiro e a empresa coreana, até a preparação deste primeiro lançamento comercial.

A ideia é garantir que os suprimentos e instalações necessários para o lançamento do foguete estejam, devidamente, preparados no local e em tempo hábil.


Neste contato e contexto diplomáticos, a comunicação tem sido constante com as autoridades brasileiras competentes, o que inclui a Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Alfândega e a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil, ALADA.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.