Roteiro Cozinha Periférica: da Baía do Guajará para o mundo
Cozinheiras de comunidade ribeirinha estão prontas para receber a delegação suíça na COP30

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP 30, que está batendo na porta, acontecerá em novembro, no Pará, e o intercâmbio cultural, com as delegações que comparecerem ao encontro, ficará ainda mais intenso.
A notícia é de dar água na boca! Vinte e quatro cozinheiras da Vila da Barca, região periférica e ribeirinha, servirão a delegação suíça.
Elas participaram de uma formação culinária, por meio de uma parceria com a embaixada da Suíça. O projeto Roteiro Cozinha Periférica começou em maio deste ano.
“O aprendizado que veio a gente colocou o que cada uma de nós já fazia. Agradecemos à embaixada da Suíça de termos este curso para que a gente possa apresentar o melhor“, disse Vanessa Cristina, uma das cozinheiras.
O novo embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock, foi pela primeira vez ao local e conheceu o cardápio que será apresentado à comitiva.
“Estou muito feliz de estar aqui, pela primeira vez em Belém, aqui na Vila da Barca, visitando este lindo projeto de culinária tradicional que a embaixada apoiou. O fato de poder tê-las assegurando todo o serviço de catering, durante a COP 30, onde vai ser a casa da Suíça no museu Emilio Goeldi. Vou estar feliz de voltar na COP30 e repetir esta maravilhosa experiência”, ressaltou o embaixador.
“A gente está mostrando que pode melhorar a qualidade de vida da nossa população. E oferecer isso para a Suíça é entender que a gente alcança um patamar grandioso e importante para essas mulheres”, disse Inês Medeiros, Coordenadora do projeto Roteiro Cozinha Periférica.
Vila da Barca
Fundada no início do século XX, por pescadores, na Baía do Guajará, a Vila da Barca é um celeiro de histórias e sabores. E a força por trás disso é a Comissão Solidária Vila da Barca, que vem contando com um apoio de peso: a Embaixada da Suíça no Brasil.
A parceria entre a Embaixada da Suíça e a Comissão Solidária Vila da Barca é apenas um exemplo de como a cooperação internacional pode gerar impacto real e sustentável, colocando o talento e a cultura das comunidades periféricas no palco global.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














