Logo R7.com
RecordPlus
Além das Embaixadas

Treze brasileiros estão no presídio de Ketziot, em Israel; saiba os detalhes da visita consular

Equipe da Embaixada do Brasil em Tel Aviv esteve no local e manteve contato com os brasileiros; cinco assinaram documento para facilitar o processo de deportação

Além das Embaixadas|Natalie MachadoOpens in new window

  • Google News
Presídio de Ketziot, em Israel Reprodução/Criative Commons

Um avanço crucial foi registrado no acompanhamento aos brasileiros detidos em Israel: a visita consular à unidade prisional de Ketziot, onde estão presos 13 brasileiros, foi foi realizada nesta sexta-feira (3).

Fontes do blog informaram que uma equipe da Embaixada do Brasil em Tel Aviv esteve no local e manteve contato com os 13 cidadãos brasileiros presos.


A visita, de caráter estritamente consular, foi longa. Durou oito horas. As autoridades brasileiras conseguiram se reunir com os detidos e realizaram duas reuniões separadas – uma com os homens e outra com as mulheres – para avaliar individualmente suas condições e necessidades. Todos estão bem de saúde.

O foco na deportação

Durante o encontro, foi oferecida aos brasileiros a oportunidade de assinar um documento para facilitar o processo de deportação. Este é um ponto central na resolução da crise.


Até o fechamento desta matéria, cinco brasileiros aceitaram a proposta e assinaram o termo. Para eles, espera-se que o retorno ao Brasil seja agilizado.

Os demais, que optaram por não assinar, serão submetidos ao processo judicial padrão. Contudo, as autoridades israelenses indicaram que o desfecho processual esperado é, igualmente, a deportação.


No momento, não há confirmação se a deputada detida, Luizianne Lins (PT-CE), está entre os que assinaram ou não o documento de deportação facilitada.

Ação diplomática e proteção de direitos

O governo brasileiro formalizou nesta quinta-feira (2) protesto sobre a situação. Criticou fortemente o caso.


Em Brasília, a sede diplomática está sem embaixador e não se manifesta sobre o assunto.

Apesar da visita e dos trâmites iniciados, ainda não há uma data definida para a efetivação das deportações.

O Ministério das Relações Exteriores segue no monitoramento.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.