A revolução do Jeep Compass 2026: detalhes e ficha técnica da nova geração
SUV médio já é produzido na Itália e será feito também no Brasil
A nova geração do Jeep Compass acaba de entrar em produção na planta de Melfi (Itália) e já sinaliza a chegada de uma era eletrificada para o SUV médio da marca. Baseado na plataforma modular STLA Medium da Stellantis, o modelo oferece versões híbrida leve, híbrida plug-in e totalmente elétrica — e será produzido e vendido também no Brasil posteriormente. Segundo a apuração do R7-Autos Carros isso deve ocorrer dentro de dois anos, entre 2027 e começo de 2028.

São três categorias principais de motorização: a híbrida 48V de cerca de 145 cv, a híbrida plug-in de 195 cv e versões elétricas com tração integral e potência de até 345 cv, com autonomia anunciada de até 650 km.

Em termos de dimensões e espaço interno, o novo Compass cresce e entrega mais conforto: comprimento aproximado de 4,55 m, mais 55 mm de espaço para as pernas, porta-malas ampliado para cerca de 550 litros e novo compartimento dianteiro de 34 litros de volume.

No design, mantém a identidade da marca com a grade de sete aberturas, mas adota linhas mais angulosas, presença visual mais forte e elementos robustos de SUV.

No interior, destaque para tecnologia de série: cluster digital de 10,25”, central multimídia de 16”, conectividade com atualizações OTA (over-the-air) e condução assistida de nível 2.

A dirigibilidade foi reforçada com altura livre do solo de aproximadamente 200 mm, capacidade de imersão na água em torno de 45 cm e seletor de terrenos (Select Terrain) para enfrentar condições adversas fora de estrada — mantendo o DNA off-road da Jeep.

Para o Brasil, a produção da nova geração ainda não foi confirmada como imediata — a fábrica de Goiana (PE) receberá investimento de R$ 13 bilhões até 2030, o que sinaliza uma futura integração da nova plataforma aqui no país.

Essa revolução proposta pelo Jeep Compass deve vir em boa hora. O SUV médio da Stellantis foi o modelo mais vendido do mercado por oito anos mas já deu sinais de cansaço. A Jeep vem tentando agregar novos itens de série, mudanças cosméticas mas o Compass está sucumbindo aos concorrentes e precisa reagir rapidamente.

Ficha técnica do novo Jeep Compass
Motorização: arquitetura baseada na plataforma STLA Medium, com múltiplas versões — híbrida leve (48 V) com cerca de 145 cv, híbrida plug-in com 195 cv, e versões totalmente elétricas com potências anunciadas que chegam a 345 cv e autonomia de até 650 km.
Plataforma / tração: plataforma STLA Medium da Stellantis, compatível com motorizações convencionais, híbridas e elétricas. A versão elétrica de topo conta com tração integral.

Dimensões: comprimento aproximado de 4,55 m (4.550 mm) para a nova geração, com largura e entre-eixos ampliados para maior espaço interno; porta-malas com até cerca de 550 litros de volume.

Espaço e conforto: mais 55 mm de espaço para pernas comparado à geração anterior; novo compartimento frontal de armazenamento de 34 litros; banco dianteiro elétrico com ajuste lombar disponível.

Tecnologia: painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, central multimídia de 16”; conectividade com atualizações OTA; nível de condução assistida (ADAS) de nível 2 de série.

Capacidades off-road: altura livre do solo em torno de 200 mm (≈20 cm) e capacidade de imersão na água de até cerca de 45 cm. Seletor de terrenos (Select Terrain) e controle de tração 4×4 em versões específicas.

Produção: iniciada na planta de Melfi, Itália, para o mercado europeu; exportação e produção global previstas para seguir com foco no modelo 2025/2026.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
