Aceleramos a nova Honda CBR 650R em uma pista de verdade

Nova esportiva faz jus à sua história e fica mais fácil de pilotar o que agrada a motociclistas menos experientes

Marcos Camargo Jr

A Honda lança no Brasil a nova dupla CBR 650R e a CB 650R Neo Sports Café, duas propostas diferentes com a mesma motorização que detalhamos aqui no R7-Carros. Desta vez tivemos a chance de acelerar esta esportiva em sua nova geração no autódromo do Haras Tuiuti no interior paulista, em um primeiro contato com a versão mais esportiva.

Honda Divulgação

Direto da década de 1970, a "CB" mantém os coletores do escapamento conectados ao motor quatro cilindros com curvas sinuosas. Mas fica somente nesta característica já que a CB 650 veio mudando ao longo das últimas décadas. Agora ela usa chassi Diamond onde o motor faz parte da estrutura da motocicleta, há controle de tração, freios Brembo de pinças radiais, bengalas invertidas Showa na dianteira e monoamortecedor traseiro além do seu estilo esportivo imortal. Só destoa o banquinho do garupa - exigência do mercado brasileiro - e a traseira "espichada" como uma extensão que não combina muito com o estilo da motocicleta.

Dócil para pilotar com nova embreagem deslizante e controle de tração de série

Dócil para pilotar com nova embreagem deslizante e controle de tração de série

Marcos Camargo Jr

O ronco é instigante e à primeira tocada no acelerador vem a surpresa: ela está mais leve e também é fácil de ser pilotada por alguém menos experiente. As seis marchas tem embreagem deslizante que tornam o trabalho mais fácil enquanto a CBR 650R aderna em cada curva com leveza. 

Honda Divulgação

O painel digital com tela de LCD tem o "shift light" que ajuda a controlar o tempo de troca mas na pista vale a pena deixar o quatro cilindros girar alto entregando os 88,4cv com 6,1kgfm de torque já a partir das 3.000rpm. Se falhar a atenção, o Selectable Torque Control (HSTC), ajuda a evitar deslizes na roda traseira, o que também testamos na saída do autódromo em uma pista de terra.

CBR 650R vem carenada com design inspirado na CBR 1000 Fireblade

CBR 650R vem carenada com design inspirado na CBR 1000 Fireblade

Caio Mattos

Em uma frenagem mais forte as luzes das setas se acendem indicando que foi preciso acionar o freio de forma mais vigorosa. E assim a CBR 650R ganha o seu habitat natural nas curvas inclinadas do autódromo com aceleração rápida e emocionante com controle agora mais simplificado.

Honda Divulgação

A CBR 650R tem garantia de 3 anos e assistência 24 horas pelo mesmo período e custa R$ 40.080,00.