Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anfavea: produção de veículos teve queda de 18% em abril de 2023

Abril teve 160,7 mil veículos novos vendidos no mercado, que representa queda de 19,2%

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Produção caiu em abril bem como as vendas de veículos novos
Produção caiu em abril bem como as vendas de veículos novos Produção caiu em abril bem como as vendas de veículos novos

A Anfavea divulgou nesta manhã o balanço da indústria automobilística com resultados inferiores aos de março. O movimento de queda nas vendas que já levou a paralisação de 13 fábricas por todo o país derrubou também os volumes de produção. Segundo a associação dos fabricantes de veículos, em abril foram produzidos 137,5 mil automóveis e comerciais leves, volume 18% menor que o de março.

NOVO HYUNDAI HB20 2023: mais bonito? Veja as novidades, motor, versões e preços. Veja o vídeo!

No ranking geral incluindo caminhões e ônibus a queda chegou a 19,4% o que é alto considerando a sazonalidade dos feriados de abril, que teve menor quantidade de dias úteis em relação a março onde 221,8 mil veículos foram produzidos nas fábricas do país.

Produção caiu um pouco mais devido ao menor número de dias úteis
Produção caiu um pouco mais devido ao menor número de dias úteis Produção caiu um pouco mais devido ao menor número de dias úteis

As vendas também vem registrando queda um pouco mais forte. Abril teve 160,7 mil veículos novos vendidos no mercado, volume 19,2% menor que o de março mas 9,2% a mais do que março do ano passado. A Anfavea explica que ano passado havia uma queda na oferta de veículos por conta da restrição por falta de peças mas que agora há uma crise de demanda.

Publicidade
Cerca de 137,5 mil veículos foram produzidos em abril
Cerca de 137,5 mil veículos foram produzidos em abril Cerca de 137,5 mil veículos foram produzidos em abril

A produção de veículos no país somou 714,9 mil unidades de janeiro a abril de 2023, esse volume hoje é 4,8% maior que o mesmo período do ano passado. Segundo Márcio de Lima, presidente da entidade, "é um ajuste de produção à real demanda pelo consumo". O executivo ponderou que a queda nas vendas de caminhões e ônibus em 16% este ano se deve à mudança do Proconve L7 que permitia emplacamentos de veículos que se enquadravam nos limites do ano passado até o mês de março.

Exportações para a Argentina caíram mais 13% em abril
Exportações para a Argentina caíram mais 13% em abril Exportações para a Argentina caíram mais 13% em abril

No entanto, durante a coletiva online, o presidente da Anfavea disse que as locadoras fizeram pedidos volumosos de veículos e os dados já refletem essa produção de modelos de menor custo e em maior volume. A Anfavea disse que 33% dos veículos vendidos no país foram financiados de alguma forma e 67% foram negociados à vista.

Publicidade

CHEVROLET ONIX É CHINÊS MESMO? 6 curiosidades e coisas que você não sabia! Veja o vídeo!

As vendas para o mercado externo também estão diminuindo especialmente para a Argentina. Sem divisas, o país vizinho não consegue importar bens de valor agregado e as exportações caíram 13% em abril. Para o Chile, as vendas caíram 48%, além de 20% para a Colômbia e 18% para o México.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.