Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Após 23 anos, BMW Z4 se despede em grande estilo

Final edition será versão de despedida só para os europeus

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
BMW Z4 BMW/Divulgação

A BMW apresentou o Z4 Final Edition, série especial que celebra a trajetória do roadster de dois lugares produzido ao longo de 23 anos com longo histórico de sucesso. Produzida por tempo limitado, a versão reúne elementos exclusivos de design e acabamento e encerra o ciclo do modelo com apelo colecionável. O Z4 já foi comercializado no Brasil sendo um dos modelos mais cultuados pela marca.


BMW Z4 BMW/Divulgação

Design exclusivo


A Final Edition se distingue pela pintura Frozen Matt Black, oferecida somente nessa configuração. O tom fosco reforça as linhas esportivas e é combinado ao pacote M High-gloss Shadowline, que traz detalhes escurecidos na carroceria. Há ainda outras opções de cores sem custo extra. O conjunto inclui freios M Sport com pinças vermelhas, compondo o visual característico da série.

BMW Z4 BMW/Divulgação

Interior com acabamento especial


Por dentro, a edição limitada recebe costuras vermelhas aplicadas no painel, no console e nas portas. Os bancos M Sport combinam couro Vernasca e Alcantara, enquanto o volante M revestido em Alcantara segue o mesmo padrão de costuras. Soleiras de porta específicas identificam a série.


BMW Z4 Enes Kucevic Photography/BMW/Divulgação

A trajetória do BMW Z4

Lançado em 2002 para substituir o Z3, o Z4 inaugurou a primeira geração (E85) nos EUA com capota de tecido, rigidez estrutural elevada e distribuição de peso equilibrada. O Z4 M Roadster, com seis cilindros de 340 cv, representava o topo da linha.

A segunda geração (E89) chegou em 2008 e introduziu o teto rígido retrátil de alumínio, tornando o modelo um cupê conversível. O interior ficou mais amplo e o sistema iDrive passou a fazer parte do conjunto.

BMW Z4 Enes Kucevic Photography/BMW/Divulgação

A terceira fase, apresentada em 2018, retomou a capota de tecido e adotou foco maior na dinâmica e no uso de tecnologias modernas. O Z4 M40i ganhou o motor seis cilindros 3.0 com tecnologia M TwinPower Turbo e, desde 2024, passou a oferecer opção de câmbio manual na edição Pure Impulse.

Encerramento da linha sem sucessão

A Final Edition simboliza a despedida da atual geração do Z4. A BMW não prevê oferta dessa série especial no Brasil.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.