[Avaliação] Arrizo 6 Pro tem quase tudo que um bom sedã médio traz
Sedã da Caoa Chery vem recheado de equipamentos com pequenos deslizes para enfrentar Corolla, Jetta e Cruze
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Caoa Chery está nos segmentos mais lucrativos do mercado com produtos bem competitivos. É o caso do Arrizo 6 Pro, que busca um lugar ao sol diante de bons competidores como o Toyota Corolla, líder absoluto, além do Chevrolet Cruze e do Volkswagen Jetta, que anda bem sumido do mercado. Quem não quer chorar a ausência do Honda Civic, que saiu de linha em dezembro, e não quer esperar os novos Cruze e Jetta que serão renovados nem ficar na fila de espera do Corolla tem no sedã da Caoa Chery uma boa opção que o R7-Autos Carros testou por uma semana.
ARRIZO 6 Pro 2022: teste de consumo e rodagem. Vai tirar compradores do Corolla, Cruze e Jetta? Veja o vídeo!
O Arrizo 6 Pro tem o conjunto ideal de um bom sedã médio moderno. Motor turbo de bom desempenho, espaço, boa posição de dirigir e equipamentos que custam menos que as versões topo de linha da concorrência.
Quando mais é mais mesmo
E na hora de comparar: mais é mais mesmo. O Arrizo tem 4,675 m de comprimento, 1,814 m de largura, 1,493 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, com o porta-malas de 570 litros. É mais do que todos os concorrentes. A ergonomia é boa, assim como o acabamento de boa qualidade. Só ficou devendo ajuste de profundidade na coluna de direção. A cabine é larga e comporta bem cinco passageiros com boas surpresas, como a saída de ar para o banco traseiro, e más, como a coluna C que pode atrapalhar o acesso de passageiros mais altos.
Ao entrar no carro chama a atenção o painel de instrumentos 100% digital de 10,25″, bem como a multimídia com Android Auto/Apple CarPlay (ainda com fio), a iluminação interna das portas e o teto solar que não é panorâmico mas tem. Na lista farta de itens de série estão câmera 360º, faróis em LED, rebatimento elétrico dos retrovisores com função desembaçador, conjunto de seis airbags, monitoramento da pressão/temperatura dos pneus no painel digital e no assistente de partida em aclives.
Motor turbo mas sem emoção
Tal qual o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta, o Arrizo 6 Pro traz motor turbinado e já conhecido: 1.5 turboflex de 150cv e 21,4kgfm câmbio continuamente variável (CVT) de nove marchas simuladas. Com dois modos de condução, Eco e Sport, trabalha com rotação mais baixa ou mais alta conforme a função escolhida e se mostra amistoso e silencioso para uma conduta familiar.
O motor se mostra mais arisco a partir das 1700rpm mas sempre com conforto acústico de impressionar. Se for necessário, o motor ronca mais forte em reduções (que só podem ser feitas na alavanca) ou acelerações mais rápidas. A direção do tipo elétrica é bem calibrada e com o peso correto, apesar de não oferecer ajuste de profundidade.
A suspensão é bem calibrada para o conforto, embora o Arrizo 6 não tenha sistema independente na traseira e use o velho sistema de eixo de torção. Só os passageiros vão sentir essa ausência em pisos desfavoráveis. Com freios a disco nas quatro rodas o sedã modula bem a frenagem quando exigido e os controles de tração e estabilidade atuam com firmeza em casos extremos.
Mas o que falta a ele?
Sem dúvida para um carro conectado faltam piloto automático adaptativo e a frenagem autônoma de emergência, sendo que os mais atentos vão notar, sob a grade, a previsão de um radar dianteiro. Também ficaram de fora itens mais simples como sensor de chuva e o retrovisor interno fotocrômico.
O consumo também não é uma evolução pois o carro mostrou médias de 10,5km/l na cidade e 11,8km/l na estrada com gasolina. Dentro da concorrência tem números pouco otimistas graças ao seu tamanho e peso de 1.370kg.
VOCÊ TROCARIA COROLLA OU CIVIC PELO NOVO CAOA CHERY ARRIZO 6 Pro? Vai ser o melhor sedã do mundo? Veja o vídeo!
Pelo preço de R$ 134,9 mil e com cinco anos de garantia com previsão de recompra em boa parte das concessionárias Caoa Chery (já são 137 em todo o país), não há dúvida de que o sedã é um bom negócio. O consumidor terá o Arrizo 6 para pronta entrega, com revisões a preço fixo e com a certeza de ter um carro mais atualizado que seus concorrentes que aguardam novas versões como Jetta e o Cruze — e que não custem tão caro como um Corolla.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.