Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Como anda o Bolt: elétrico com maior autonomia do país 

R7 testou o carro eletrico da Chevrolet que se mostra em ótima forma e desempenho invejável com baixo consumo 

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Bolt é divertido e estável para guiar
Bolt é divertido e estável para guiar Bolt é divertido e estável para guiar

O Chevrolet Bolt representa bem a fase de transição anunciada neste ano pela marca. Afinal dentro de 14 anos a GM não vai mais vender carro a combustão em nenhum mercado o que inclui, claro, o Brasil.

CHEVROLET BOLT ELÉTRICO custa 4 vezes um Onix 1.0 ou 2 Tracker - 203cv e 480km de autonomia: VALE? Veja o vídeo!

Único representante por aqui (o Volt foi o primeiro mas não foi oferecido oficialmente) o Bolt é uma mistura de minivan com hatch com estilo discreto para sua proposta. Quando lançado aqui, em novembro de 2019, não tinha muita relação de design com outros carros da marca e assim continua. O desenho é suavizado, com linhas curvilíneas presentes nos faróis e lanternas em um desenho levemente ascendente.

Por dentro seus 4,17m de comprimento são bem aproveitados com 3,09m de entre-eixos e a sensação de espaço é ampliada pela altura de 1,59m de altura e 1,76m de largura. Com as baterias posicionadas abaixo do assoalho (e que pesam 435kg) sendo 1.616kg de peso total o Bolt surpreende pelo que é capaz em termos de desempenho.

Publicidade
Modelo tem 480 km de autonomia
Modelo tem 480 km de autonomia Modelo tem 480 km de autonomia

203cv de torque imediato

Imagine um hatch com 203cv, quase o dobro de um modelo 1.0 turbo do mesmo porte. O Bolt é equipado com motor elétrico de 203cv com 36,7 kgf/m de torque imediato, o que o deixa muito ágil e com aceleração de 0 a 100 km/h, em cerca de 7,5s.

Publicidade

Assim o Bolt se torna divertido e estável para guiar. Em vista de outros modelos da marca hoje com certa “dureza” de suspensão o Bolt é bem confortável. Apesar disso usa sistema McPherson na dianteira e apenas eixo de torção atrás. A autonomia máxima é de 480km com uma recarga. No total percorremos 800km com o Bolt é fizemos uma recarga na oficina Napa’s Car, localizada em São Bernardo do Campo e que oferece ponto de carga gratuita em seu próprio eletroposto.

Multimídia tem sistema MyLink 3 com tela de 10,2”
Multimídia tem sistema MyLink 3 com tela de 10,2” Multimídia tem sistema MyLink 3 com tela de 10,2”

Se recarregado em casa (o Bolt vem com cabo 220v para recarga residencial) um “abastecimento” sera lento: 10km de autonomia por hora de carga. O ideal é ter um Wallbox que faz a recarga em 9 horas e pode ser adaptado em garagem residencial.

Publicidade

Paradoxos

Bem equipado o Bolt tem alguns senões e a simplicidade subsiste em alguns elementos. Os bancos são aquecidos mas não há comandos elétricos o que é um ponto negativo. Apesar de ter itens como frenagem automática e alerta de ponto de cego fica devendo controle de Cruzeiro adaptativo.

Bolt tem sistema inteligente de gestão de carga e consumo
Bolt tem sistema inteligente de gestão de carga e consumo Bolt tem sistema inteligente de gestão de carga e consumo

Assim, o Bolt conquista mesmo pela boa posição, agilidade para a condução e espaço interno generoso. Para quem gosta de conectividade a multimídia tem sistema MyLink 3 com tela de 10,2” compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há sistema inteligente de gestão de carga e consumo, controle de modos de condução e outras funcionalidades.

Bolt é bem confortável
Bolt é bem confortável Bolt é bem confortável

Atualmente cotado a R$ 274,9 mil certamente seu preço é elevado mas compensará pelo consumo reduzido de energia ao custo médio de rodagem de R$ 0,06, quase dez vezes menos do que um equivalente equipado com motor a combustão.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.