Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Peugeot 2008 Skywalker é o SUV que mais anda no segmento

Com motor de 173cv aliado a um peso mais baixo, ele surpreende no desempenho mas deve uma boa lista de equipamentos que os concorrentes

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas
Por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas Por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas

A Peugeot vem crescendo nas vendas e isso se deve aos bons resultados do compacto 208. Mas em seu restrito portfólio um produto já antigo tem atributos capazes de impressionar pela boa qualidade mecânica. Estamos falando do Crossover 2008 equipado com motor 1.6 THP turbo de até 173cv. Estamos falando do modelo que mais anda no segmento compacto. O R7-Autos Carros avaliou o Peugeot 2008 Skywalker, série limitada que teve apenas 310 unidades produzidas com detalhes e acabamento especial.

PEUGEOT 2008 THP Skywalker - vale a pena comprar o mais POTENTE do segmento? Veja o vídeo!

O leitor atento pode indicar que neste segmento de crossovers compactos o Jeep Renegade agora com motor 1.3 turbo de 185cv é o mais potente. Mas a relação peso potência favorece o Peugeot 2008 que pesa 1.246kg. Nele, são 7,2kg/cv enquanto o Renegade tem 8,8kg/cv pesando 1.476kg. Assim, Peugeot é bem mais desenvolvo e surpreende no desempenho do motor 1.6 turbinado.

SUV recebeu assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna
SUV recebeu assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna SUV recebeu assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna

Série Skywalker

Publicidade

Feito para os fãs da saga Star Wars, o Peugeot 2008 Skywalker tem acabamento exclusivo cheio de detalhes especiais. Nas portas, traz o emblema da Aliança Rebelde, a assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna, a capa dos retrovisores e maçanetas ganham acabamento tom grafite e as rodas raiadas de liga leve de 16” trazem pintura Gris Anthra.

Modelo tem 2,60 m de entre-eixos
Modelo tem 2,60 m de entre-eixos Modelo tem 2,60 m de entre-eixos

Por dentro há tapetes com a assinatura “Skywalker”, os bancos mesclam couro e tecido com costura cinza, a multimídia tem ícones com tom acobreado e o painel tem acabamento superior em cinza.

Publicidade
Porta-malas tem 355 litros
Porta-malas tem 355 litros Porta-malas tem 355 litros

Qualidade interna e espaço restrito 

Se por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas, o interior chama a atenção pela qualidade da montagem. O revestimento do teto é claro dando sensação de amplitude e o teto de vidro é panorâmico. Sensação é uma verdade presente no 2008. Apesar do porta malas de 355 litros que é apenas suficiente para a proposta, o entre-eixos do 2008 é de parcos 2,60m. Assim, ele continua apertado para quem viaja atrás embora tenha dimensões apropriadas para o segmento com 4,15m de comprimento, 1,73m de largura e 1,58m de altura.

Publicidade
Interior tem um bom nível de acabamento
Interior tem um bom nível de acabamento Interior tem um bom nível de acabamento

O Peugeot 2008 segue com alguns paradoxos fruto do estilo arrojado que a marca sempre deteve em seus modelos e ao mesmo tempo denuncia a idade do seu projeto.

Bancos são confortáveis
Bancos são confortáveis Bancos são confortáveis

Há itens como o manche no lugar da alavanca comum de estacionamento, o teto amplo de vidro, seletor de modos de terreno “Grip Control” e até ar condicionado dual zone. No entanto, não há alerta de ponto de cego, alerta de frenagem, a multimídia mantém o ponto USB na moldura exigindo que o cabo fique pendurado no painel enquanto carrega e espelha o celular e o equipamento poderia ter resolução melhor da câmera e mais comandos do carro à disposição. Tudo isso é fruto do projeto antigo do 2008 que foi lançado aqui há sete anos e desde então segue quase sem nenhuma mudança relevante.

Painel mescla elementos digitais com analógicos
Painel mescla elementos digitais com analógicos Painel mescla elementos digitais com analógicos

Desempenho invejável

Apesar dos pesares, o Peugeot 2008 é feito para quem gosta de dirigir. Bem diferente das versões de entrada com motor 1.6 aspirado, o modelo Skywalker que é baseado na versão Griffe tem motor 1.6 THP com 166/173cv e 24,5kgfm de torque disponível a partir de 1.750rpm.

Modelo tem uma ampla central multimídia
Modelo tem uma ampla central multimídia Modelo tem uma ampla central multimídia

Mesmo com suspensão traseira controlada por eixo de torção, freios a tambor nas rodas traseiras e um conjunto dinâmico mais simples o Peugeot 2008 acelera como gente grande. O motor está sempre disposto a andar mais e mostra um bom casamento com o câmbio Aisin de seis marchas. Em termos de segurança o veículo tem seis airbags e controle de tração e estabilidade bem como os freios dianteiros com ABS.

Modelo conta com ar condicionado dual zone
Modelo conta com ar condicionado dual zone Modelo conta com ar condicionado dual zone

Calibrado para o conforto, o Peugeot 2008 cumpriu uma agenda de duas viagens em uma semana. Percorrendo a estrada de São Paulo em direção a Santo Antônio do Pinhal, vizinha a Campos do Jordão, no vale do Paraíba, o Crossover da Stellantis cumpriu o trajeto com maestria incluindo uma boa performance nas curvas fechadas da serra da Mantiqueira.

Multimídia mantém o ponto USB na moldura deixando o cabo do celular pendurado enquanto carrega e, também, faz o espelhamento
Multimídia mantém o ponto USB na moldura deixando o cabo do celular pendurado enquanto carrega e, também, faz o espelhamento Multimídia mantém o ponto USB na moldura deixando o cabo do celular pendurado enquanto carrega e, também, faz o espelhamento

“Custo benefício” na potência e desempenho 

Enquanto esperamos a estreia do novo Peugeot 2008, que cresceu 15cm em relação ao modelo atual e ganhou a nova identidade visual no mercado europeu, o atual segue defasado no estilo e na lista de equipamentos. Porém, quem gosta de uma boa performance na direção irá investir menos que os concorrentes - R$ 121,9 mil - e terá nas mãos um Crossover ágil e de ótimo desempenho para superar o Jeep Renegade (na relação peso potência), e também concorrentes como Volkswagen T-Cross 250 TSI de 150cv e Chevrolet Tracker 1.2 turbo de 133cv. Quem gosta de acelerar irá se surpreender com o 2008. Ainda que ele receba em breve uma nova geração da qual se sabe bem pouco aqui no mercado brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.