Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Peugeot 2008 THP AT6 é primor do desempenho mas veio tarde

SUV compacto tem 173cv, boa lista de equipamentos e câmbio automático de seis marchas por R$ 103,4 mil

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

Visual repaginado em 2019 agrada e sugere maior robustez para o crossover da Peugeot
Visual repaginado em 2019 agrada e sugere maior robustez para o crossover da Peugeot Visual repaginado em 2019 agrada e sugere maior robustez para o crossover da Peugeot

A pergunta é simples. Como um carro com seu melhor propulsor leva tanto tempo para chegar? Essa frase resume a história do Peugeot 2008 THP equipado com câmbio automático de seis velocidades à venda no Brasil. Sua melhor versão é justamente essa que ilustra nossa matéria. O crossover 2008 foi lançado em 2015, levou um tempo para abrir mão de um câmbio automático e antiquado de quatro marchas e quando foi substituído pelo de seis, não estava disponível com o motor turbo. Quando ele foi remodelado, ano passado, ainda não oferecia essa versão THP+AT, que só chegou no fim do ano. 

A PSA então passou a disponibilizar o Peugeot 2008 THP com transmissão automática de seis marchas na versão Griffe, disponível por R$ 103,4 mil. Entra em cena o motor mais potente da categoria com câmbio moderno que rende 173cv e 24,5kgfm de torque disponíveis logo a partir das 2.000rpm. Sem comparação com o 1.6 aspirado das versões de entrada, o motor empurra facilmente o crossover compacto de 1.248kg. Também estão disponíveis o controle de tração e estabilidade que atuam rapidamente nas curvas e situações de perda de tração. O Grip Control tem botão giratório com os modos de condução mas não há tanta diferença assim na prática.

A qualidade dos materiais de cabine surpreendem quem não conhece os carros da marca
A qualidade dos materiais de cabine surpreendem quem não conhece os carros da marca A qualidade dos materiais de cabine surpreendem quem não conhece os carros da marca

O Peugeot 2008 segue confortável com sua posição alta de dirigir. Ainda assim, não é fácil ajustar o volante mais acima do painel, para quem gosta. Há ajuste de altura e profundidade, bancos com ajuste de altura e um acabamento que impressiona. Na cabine, há mescla de materiais de ótima qualidade, acima dos concorrentes. O único ponto a ser melhorado é o espaço diminuto para quem viaja atrás, fruto do alto túnel central, do teto baixo e dos 2,54m de entre-eixos. O porta-malas de 402 litros é ótimo, e poderia ser um pouco menor para melhorar o conforto no banco traseiro. Um ajuste no espaldar permitindo aumentar o ângulo de abertura ou mesmo um trilho poderia melhorar facilmente esse ponto. 

O ar condicionado é digital com função automática e dual zone mas falando em tecnologia o Peugeot 2008 fica devendo mais pontos de carregamentos USB. A única saída está na multimídia, ao lado do aparelho. A tela tem 7 polegadas e conta com Android Auto e Apple CarPlay, poucas cores, câmera de ré e se mostra funcional apesar do baixo contraste especialmente com o teto panorâmico acionado. 

Banco traseiro: um trilho ou ajuste no assento poderia permitir melhor espaço para passageiros
Banco traseiro: um trilho ou ajuste no assento poderia permitir melhor espaço para passageiros Banco traseiro: um trilho ou ajuste no assento poderia permitir melhor espaço para passageiros

Bem equipado o Peugeot 2008 THP AT6 tem rodas de liga leve aro 16, bancos em couro e tecido, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, além dos airbags dianteiros e laterais traz bolsas de cortina, volante em couro, alarme, barras no teto, luzes de LED, direção elétrica entre outros itens. Completo como mostrado Em se tratando de um universo competitivo, o Peugeot parece feito para quem quer desempenho, já que seus números deixam Volkswagen T-Cross 1.4TSi, Jeep Renegade 1.8 e até mesmo o Citroen C4 Cactus Shine THP para trás. No entanto, peca no espaço interno diminuto para os passageiros. Na ponta do lápis, é o carro mais potente que você pode comprar na categoria. Pena que ele tenha chegado um pouco tarde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.