[Avaliação] RS Q3 com 400cv é o SUV mais rápido (e caro) à venda
Testamos o novo Crossover compacto com satisfatórios 400cv e pacote dinâmico esportivo mas preço elevado assusta
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
No universo dos Crossovers compactos há poucas opções esportivas e a Audi oferece na linha RS justamente um produto para atender esse público. O R7-Autos Carros testou por uma semana o RS Q3 2021 que traz uma roupagem esportiva e principalmente um motor potente com 400cv de força.
NOVO AUDI RS Q3 tem 400cv (é muito mais do que um Q3, XC40, X1 e GLA) veja TODOS os detalhes. Veja o vídeo!
Esportivo sem excessos
Com o estilo esportivo o RS Q3 é uma vaga lembrança do modelo civil sem estes adereços. Grade em formato colmeia, spoilers, o acabamento cinza acetinado nos emblemas e retrovisores, a dupla saída de escapamento com som envolvente e os emblemas “RS” dão um tom de bom gosto ao bólido alemão que na verdade é fabricado na Hungria.
Por dentro o mundo da esportividade fica mais próximo e evidente. Os bancos esportivos com a costura “RS” e o encosto alto combinam com a costura vermelha e há um aplique nos ombros do assento. O volante em Alcântara tem base achatada e o emblema esportivo e o tabelier recebe um aplique vermelho em Alcântara assim como a forracao das portas. Tapete, pedais e soleira também são específicos da versão.
Motor forte
Se por um lado o atual Q3 não é um primor de desempenho com motor 1.4 de 150cv o RS Q3 evoluiu neste quesito. E como evoluiu…
No Crossover compacto a Audi usou o propulsor 2.5 turbo e injeção direta chega aos 400cv entre 5.850 e 7.000 rpm. O torque máximo de 49 kgfm surge entre 1.950 e 5.850rpm. Essa combinação mostra força e equilíbrio combinava com o conhecido câmbio automatizada de dupla embreagem e 7 marchas S-Tronic com opções de troca na alavanca e nas aletas atrás do volante.
E não só de força vive o RS Q3. A suspensão é mais rígida (há amortecedores adaptativos com ajustes disponíveis na tela) sendo 10mm mais baixa que no Q3 comum, os pneus 235 35 aro 21 mais largos conferem a precisão ideal com a tração integral Quattro. Assim, o RS Q3 acelera com força mesmo com seus 1.700kg e com a mesma precisão de um carro compacto. No modo Dynamic chega a fazer trocas de marcha por volta das 7.500rpm mas no modo Efficiency fica bastante anestesiado aumentando também a autonomia do tanque de gasolina que comporta 64 litros.
Com 0-100km/h em 4,5s e velocidade máxima limitada a 250km/h anunciados pela Audi o desempenho é digno da proposta embora cobre seu preço no consumo. No modo esportivo a média de consumo fica na casa dos 6km/l, subindo para 8km/l no modo conforto chegando a 10,5km/l no modo eficiente de condução.
Tecnologia não fica de lado
O RS Q3 também agrada no quesito tecnologia que combina com sua proposta. Mesmo não tendo sistema híbrido leve como vários membros da família Audi o pacote de telas, entretenimento além dos itens de conforto são bem completos.
Há um painel de instrumentos digital (Audi Virtual Cockpit) com tela de 12,3", multimídia com tela de 10,1" (Audi MMI) de boa resolução e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução além de itens como assistente de partida em rampa e controle de descida, ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré de alta resolução, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa mas faltou o alerta de ponto cego e frenagem autônoma que até carros mais em conta oferecem. O modelo oferece chave presencial com partida por botão e seis airbags e o sistema de som premium leva a assinatura da Bang & Olufsen.
Enquanto na pré venda o RS Q3 era oferecido por R$ 435,9 mil agora o modelo é oferecido por R$ 458.990 com alguns opcionais como freios esportivos. É bem mais que o Q3 1.4 mas a proposta é o conteúdo são completamente diferentes. Na faixa de preço está nivelado ao BMW X4, Porsche Macan e Mercedes-Benz GLA 45 AMG.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.