Avaliamos o futurista BMW iX que roda até 630km com 1 recarga
Crossover elétrico tem 523cv e tração integral com interior tecnológico e minimalista para ser tendência entre os modelos conectados na tomada
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Após a fase de pré-lançamento a BMW começa a entregar em todo o páis as primeiras 30 unidades do iX, crossover elétrico com a maior autonomia do país. A novidade é capaz de rodar 630km com uma recarga completa. Com motor 100% elétrico de 523cv e 77kgfm de torque imediato, o R7-Autos Carros teve um primeiro contato com o modelo em uma avaliação de um dia entre São Paulo e Bertioga, no litoral norte paulista.
BMW iX tem 523cv e 630km de autonomia: O SUV DO FUTURO! Autos Tv com Marcos Camargo! Veja o vídeo!
O iX aponta para o futuro da marca. O design anguloso com grade dianteira gigante e regenerativa, ele é capaz de reter insetos e pequenas sujidades mantendo a superfície limpa para o perfeito funcionamento dos seus 12 sensores ultra-sônicos além de câmeras que ajudam nos sistemas de condução do carro. Os faróis afilados usam tecnologia de projeção a laser e os vincos na tampa do capô surgem a partir do duplo rim da BMW dão o tom esportivo ao iX.
Por dentro o modelo é futurista ao extremo. Com as baterias dispostas sob o assoalho, o piso do carro é totalmente plano oferecendo espaço de sobra para cinco pessoas. Na frente, o console central avança um pouco mas não se integra ao painel do carro aumentando a sensação de espaço e há poucos botões, algo que a BMW chama de "shy tecnology".
Os bancos são revestidos de forma integral com couro, bem como as forrações laterais, usando método natural de colorização do revestimento e parte do matrerial empregado no acabamento é oriundo de lixo recolhido no oceano.
Com esse estilo futurista o iX é fotografado sem pudor por quem esteja pelas ruas, sejam pedestres ou mesmo motorista. Rodar com o modelo elétrico silencioso não foi garantia de discrição. Pelo contrário.
A versão avaliada foi a XDrive 50 com 523cv e 77kgfm de torque Já o pack de baterias soma 111kWh suficiente para rodar até 630km com uma recarga. Com conjunto gerenoso, é possível carregar o modelo em um wallbox comum em cerca de 12horas ou cerca de 2h30 em carregadores ultra rápidos que são instalados em alguns pontos da capital paulista.
Desta vez não testamos recarga pois não foi necessário. A BMW está oferecendo aos clientes um wallbox de 22kw, que permite uma recarga mais rápida em ambiente residencial.
Saímos com o iX do bairro de interlagos com 92% de baterias rodando pela capital paulista sob trânsito intenso. Os sistemas auxiliares de condução tornam essa tarefa mais simples mas requer ajustes por ser ainda muito sensível em uma cidade com muitas motocicletas e pouco espaço para manobrar. Em um shopping, testamos a entrada e saída nas vagas onde ele se saiu bem com sistema de câmeras auxiliares.
Em pista livre, o iX elétrico vai muito bem com um desempenho digno de carro esportivo com aceleração imediata. Cresce à medida em que mantém o mesmo conforto e estabilidade enquanto entrega entretenimento com som premium de 30 alto-falantes, tela de alta resolução e conectividade simplificada que aliás é uma marca do iX. Na verdade o sistema de telas curvas tem dois dispositivos, um de 12,3” e outro de 14,9” e no console, há botões feitos de cristal, mas com efeito minimalista ao extremo.
Na estrada, saímos por Guarulhos rumo à Ayrton Senna para descer a serra via Mogi Bertioga onde usamos praticamente só os freios. Em guarulhos o carro tinha 80% de energia mas ao chegar ao litoral, com sistema regenerativo, a autonomia voltou aos 100% com mais 620km de autonomia no painel. Outro detalhe notado é o sistema do teto de vidro que escurece e clareia com um toque de botão evitando aquecimento da cabine.
O retorno foi feito via Gurarujá e Imigrantes, onde o BMW iX voltou à região do Planalto com 75% de autonomia ao ser mais exigido durante a subida de serra. Depois ainda rodamos por avenidas e estradas sob o trânsito intenso de São Paulo e chegamos a 30% de autonomia, o suficiente para mais 170 km conforme o painel do BMW iX.
O modelo está posicionado acima de outros crossovers que já testamos como Audi e-Tron, Mercedes EQC, BYD Tan e também a dupla Volvo XC40 e C40. O BMW tem mais potência e autonomia e deixará para a versão X Drive40, menos potente e por um preço menor, R$ 654.950, o posto de concorrência com outros crossovers elétricos de marca premium enquanto o modelo testado sai por R$ 799.950.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.