Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

BYD Dolphin híbrido estreia na Europa em 2026 antes do Brasil

Hatch híbrido plug-in será lançado primeiro no mercado europeu e fará parte da estratégia de eletrificação da marca fora da China

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
BYD Dolphin híbrido CarNewsChina/Reprodução

O hatch híbrido plug-in da BYD terá lançamento inicial na Europa em 2026, antes de chegar à China e ao Brasil. O modelo, que deverá ser comercializado com o nome BYD Dolphin G, foi confirmado pela vice-presidente da fabricante, Stella Li, em entrevista à publicação britânica Autocar. No mercado brasileiro, o hatch é aguardado como parte da ampliação da oferta de veículos híbridos da marca, que deve contar com o Yuan Pro híbrido no próximo ano.

BYD Dolphin 2026 Marcos Camargo Jr. 05.11.2025

O Dolphin G será o primeiro modelo da BYD desenvolvido com foco prioritário no mercado europeu, sem derivação direta de um produto destinado inicialmente à China. A decisão está relacionada ao perfil de demanda regional, já que hatches híbridos plug-in desse porte têm baixa procura no mercado chinês, enquanto seguem relevantes em países da Europa. O modelo irá complementar a linha do Dolphin 100% elétrico já vendido no continente.


BYD Dolphin 2026 Marcos Camargo Jr. 05.11.2025

Posicionado no segmento de hatches compactos híbridos plug-in, o Dolphin G terá concorrência direta de modelos como o Volkswagen Golf GTE e o Toyota Prius. As dimensões estimadas apontam cerca de 4,3 metros de comprimento e aproximadamente 1,8 metro de largura, seguindo o padrão do segmento europeu.

BYD Dolphin 2026 Marcos Camargo Jr. 05.11.2025

O conjunto mecânico deverá ser compartilhado com o Atto 2 DM-i, equivalente ao Yuan Up vendido na China, que no Brasil deve adotar o nome Yuan Pro híbrido. A configuração inclui motor 1.5 aspirado de quatro cilindros associado a um motor elétrico dianteiro, com funcionamento nos modos híbrido em série e paralelo. A potência combinada informada para esse sistema é de 262 cv, com autonomia elétrica próxima de 90 km e consumo médio estimado em cerca de 1,8 litro a cada 100 km. Os dados específicos do Dolphin G ainda não foram divulgados oficialmente.


BYD Dolphin 2026 Marcos Camargo Jr. 05.11.2025

A produção do hatch híbrido está prevista para a fábrica da BYD na Hungria, com início programado para o próximo ano. A unidade europeia começará a produzir os modelos Dolphin Surf e Atto 2, com o Dolphin G sendo incorporado à linha em um segundo momento. A estratégia repete o movimento adotado anteriormente com o Atto 2 DM-i, lançado primeiro na Europa e depois no mercado chinês.


Com a introdução do Dolphin G, a BYD ampliará sua gama de híbridos plug-in na Europa, que já conta com os modelos Seal U DM-i, Seal 6 DM-i e Atto 2 DM-i, além de veículos da marca Denza. A fabricante também confirmou o lançamento do SUV Sealion 5 DM-i no Reino Unido e planeja uma versão híbrida plug-in do Atto 3 por volta de 2027.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.