Resumindo a Notícia
- Unidade foi concedida à Ford no início dos anos 2000, e operação durou até o início de 2021.
- BYD deve assumir a produção local de dois modelos; um híbrido e o outro elétrico.
- Não foram divulgados mais detalhes do acordo entre a Ford e o Governo da Bahia.
- Lançamento da pedra fundamental será feito ainda em outubro com CEO global da BYD.
A BYD vai assumir a fábrica em Camaçari para dar um novo impulso ao seu plano de produção local de veículos híbridos e elétricos. O anúncio, feito em julho, está prestes a se concretizar nos próximos dias, conforme comunicou à imprensa a Ford, que chegou a um acordo para liberar o uso do espaço.

Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, Stella Li, vice-presidente global da BYD, e Geraldo Júnior, vice-governador do estado, no anúncio da fábrica chinesa em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, em julho deste ano
Divulgação / BYD
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A Ford recebia incentivos fiscais para operar na fábrica baiana, e o acordo foi necessário para liberar a unidade para a BYD. O terreno foi concedido à Ford no início dos anos 2000 como incentivo do governo estadual, e a unidade operou por 20 anos na produção dos modelos Fiesta, Ka e Ecosport.
Segundo a Ford, foi alcançado um "contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana".
BYD Dolphin deve ser o primeiro modelo a ter produção nacionalizada na Bahia
BYD/DivulgaçãoA BYD planeja investir R$ 3 bilhões para nacionalizar a produção de veículos híbridos e elétricos na Bahia, e o lançamento da pedra fundamental está programado ainda para outubro, com a presença do CEO global da BYD, Wang Chuanfu. Embora não haja detalhes específicos sobre o projeto, os planos da BYD incluem a produção inicial de 150 mil veículos por ano na Bahia, abrangendo o elétrico Dolphin e o híbrido Song Plus DMi.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.