BYD investe R$ 1,1 milhão em capacitação em energia solar no Amazonas
Programa em parceria com SENAI atende 320 alunos fora da região metropolitana de Manaus
A BYD ampliou os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Amazonas com aporte superior a R$ 1,1 milhão. O recurso é direcionado à capacitação profissional em energia solar para comunidades ribeirinhas fora da região metropolitana de Manaus. O programa é realizado em parceria com o SENAI, com apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da SUFRAMA.
A formação ocorre a bordo da embarcação Samaúma, barco-escola do SENAI, e atende 320 alunos distribuídos em 16 turmas de 20 estudantes. O conteúdo contempla sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, saúde e segurança, tecnologia da informação, eletricidade, sustentabilidade e aplicações práticas de tecnologia solar.
“A energia solar é mais do que uma solução tecnológica. Em regiões isoladas, ela se torna uma aliada crítica para garantir autonomia, desenvolvimento e oportunidades reais. Um projeto educacional como esse amplia horizontes, oferecendo aos jovens da Amazônia acesso às ferramentas necessárias para construir um futuro mais próspero e sustentável”, afirma Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
Rogério Azevedo, diretor regional do SENAI no Amazonas, afirmou que a iniciativa está integrada às ações de formação profissional na região. “A parceria com a BYD é estratégica para as atividades do SENAI no Amazonas e para toda a Amazônia, especialmente considerando nossa trajetória de mais de 45 anos com os barcos-escola Samaúma e Samaúma II. Ao longo desse período, já qualificamos mais de 65 mil alunos em 65 municípios dos estados amazônicos. Poder revitalizar esse trabalho, agora com foco em novas tecnologias por meio deste projeto com a BYD, reforça nosso compromisso contínuo com a formação profissional e o desenvolvimento da região”, disse.
Além da capacitação, o projeto avalia soluções off-grid com baterias de lítio para fornecimento de energia fora da rede convencional, considerando o uso de balsas e embarcações e as limitações de infraestrutura elétrica nas áreas ribeirinhas. A BYD informou que já produziu 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos, com atuação no mercado brasileiro.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















