Calor intenso? Entenda os perigos para o seu carro nessa época do ano
Carroceria, bancos e acabamentos plásticos merecem cuidado extra nessa época
O verão chegou com tudo e vários estados do Brasil estão com temperaturas que superam os 35 graus. O carro também sofre os efeitos do calor sobre superfícies como plástico, tecido e outros componentes quando parado sob diversas horas sem proteção.

Primeiro é preciso entender que o sol intenso pode ser prejudicial para a pintura do carro, para os pneus por conta da alta pressão, o acabamento interno, o óleo e fluidos do carro, além de sujeitar o veículo ao superaquecimento. Mas quais são os pontos aos quais é preciso se atentar em dias e épocas de calor intenso?

Observe a temperatura de perto
Fique atento ao termômetro no painel e se o carro não tiver consulte o mecânico de confiança. Ele irá avaliar a temperatura de trabalho do motor, se há vazamentos no sistema e também se vai ser necessária uma troca do fluido para manter o carro em temperatura ideal.

Saiba usar bem o ar condicionado
Conforto térmico é importantíssimo nessa época. Lembre-se de ligar o carro, depois acionar o ar condicionado com vidros abertos e após andar um pouco com o carro fechar os vidros evitando que o ar quente da cabine fique preso por mais tempo forçando o mecanismo. Use o ar condicionado com o fluxo aberto e se necessário deixe o mecanismo fechado por no máximo 10 minutos.

Película é crucial nessa época
Use protetores solares nos vidros para reduzir a entrada de calor. Eles podem ser encontrados em películas de proteção. Elas não precisam ser escuras e podem até ser transparentes, mas ajudam a filtrar a incidência de raios UV na pele dos ocupantes e também para evitar que o valor prejudique o acabamento do veículo.

Estacione sempre que possível em locais sombreados, longe da luz direta do sol: Se não tiver uma garagem aberta, dobre os cuidados com películas e lave o carro e faça enceramento com frequência.

Use capas de proteção: Para bancos e volante para proteger os materiais internos, especialmente se o carro ficar muito tempo sob o sol. Se houver algum tipo de proteção interna para o pára-brisa também é recomendado utilizar. O material interno do carro mescla plástico, tecido e couro que sofrem com sol forte e podem ter vida útil abreviada com o calor.

Calibre os pneus com maior frequência: Até mais de uma vez por semana com os pneus frios. Estar atento à calibração economiza combustível e poupa os pneus.
Cuidado com líquidos dentro do carro
Muita gente nem imagina mas alguns tipos de líquidos podem expandir, vazar e até causar incêndios por conta do calor. Pequenos aromatizantes com álcool podem vazar, manchar e resultar em princípio de incêndio em contato com objetos metálicos que refletem a luz do sol. É preciso ter cuidado e evitar deixar garrafas, aromatizantes e perfumes no veículo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












