Caoa anuncia compra de fábrica da Ford para expandir produção
Unidade foi desativada pela Ford há cerca de cinco meses após decisão estratégica da companhia
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
Após desativar a produção de caminhões e encerrar a fabricação do compacto Fiesta, em São Bernardo, a Ford não escondeu o desejo de vender as operações da unidade para outra empresa. Após meses de negociação, o grupo Caoa anunciará a compra da fábrica pelo valor estimado de R$ 1 bilhão. O anúncio será feito às 15h em um evento no Palácio dos Bandeirantes com a participação do governador João Doria e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (ambos do PSDB). O Sindicato dos Metalúrgicos chegou a antecipar a aquisição ontem, 2, por meio das redes sociais.
O que vem por aí?
A fábrica da Ford passará às mãos da Caoa, empresa 100% brasileira, que fará a aquisição e deve manter parte dos 500 funcionários que seguem vinculados à marca norteamericana. Até agora, cerca de 750 pessoas já foram demitidas.
Em contato com a Ford e o grupo Caoa, o R7 não obteve resposta sobre os detalhes deste acordo até o momento.
No entanto, Orlando Morando disse em entrevista à Rádio Jovem Pan que a aquisição não terá participação dos chineses, sócios de Caoa na marca Chery. Ainda assim, os planos da montadora, segundo o prefeito é utilizar o local para a montagem de caminhões e de carros que hoje são desenvolvidos na China e fabricados em Jacareí e Anápolis.
Made in São Bernardo
Independente da bandeira é certo que a unidade do ABC está localizada em posição estratégica que pode ampliar a presença do grupo Caoa, seja com a Chery, seja com a Hyundai.
Com o crescimento que chegou a 276% no primeiro semestre deste ano, a marca Caoa-Chery é a menina dos olhos do grupo com 8.516 unidades vendidas no mercado nacional. Em Jacareí/SP a empresa fabrica o Arrizo 5 e o Tiggo 2 e em Anápolis/GO mantém a linha de produção do Tiggo 5X e Tiggo 7 ao lado do Hyundai ix35 e New Tucson além dos caminhões HR e HD80.
Com uma fábrica de maior porte próxima a rodovias e ao Porto de Santos, a Caoa pode ampliar sua presença no segmento de utilitários, crescer com a linha Chery e também montar veículos elétricos que estão nos planos do grupo.
História
A fábrica da Ford existe desde 1952 e foi construída, inicialmente, pela Willys Overland, para fabricar o Jeep Willys e carros como o Renault Dauphine, Gordini e Interlagos, todos sob licença, além do Itamaraty e o utilitário familiar Rural e sua versão pickup.
Em 1967 em dificuldades financeiras, a Ford adquiriu a Willys e suas operações em São Bernardo do Campo herdando o projeto do Corcel (derivado da Renault, que viria a ser o modelo 12) e assumiu a montagem dos carros da Willys Overland que foram substituídos pelos modelos Ford como o Galaxie enquanto as pickups eram fabricadas em Taubaté. Sucessos como o Escort e o Del Rey além de toda a linha de caminhões foram fabricados em São Bernardo.
Em 2001 a Ford inaugurou uma moderna fábrica no Pólo de Camaçari, na Bahia, onde hoje são feitos o Ka e o EcoSport. Em 2018 a companhia anunciou uma decisão estratégica de focar seus esforços apenas em SUVs e pickups, mantendo o subcompacto Ka mas abrindo mão de carros como o Fiesta e o Focus.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.