Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Carro conceito elétrico da Mercedes roda 1.000 km com uma recarga

Modelo tem motor de 204 cv, bateria de 100 kWh e deve chegar ao mercado global entre 2 e 3 anos

Autos Carros|Do R7


Mercedes-Benz Vision EQXX tem linhas arredondadas
Mercedes-Benz Vision EQXX tem linhas arredondadas

A Mercedes-Benz apresentou no início da tarde hoje no CES 2022, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Vision EQXX que tem bateria de 100 kWh, o que confere autonomia de 1.000 quilômetros. Além disso, o sedã vem equipado com motor elétrico de 204 cv. O conceito, que foi desenvolvido em 18 meses, deve chegar ao mercado global entre 2 e 3 anos.

INCRÍVEL O PAINEL DO NOVO CLASSE A MERCEDES - tem comando de voz! Veja o vídeo!

Segundo a montadora alemã, para ter uma bateria mais potente foi preciso ter a colaboração da divisão High Performance Powertrains da Mercedes-AMG, que cuida dos carros da marca na Fórmula 1. Por conta disso, a bateria foi redesenhada, o que permitiu obter uma potência maior e uma redução de tamanho de 50% e de peso de 30%. A marca também fez um tratamento químico dos ânodos, que são os pólos positivos e reajustou o teor do silício para ficar mais elevado, o que permite armazenar mais energia por ciclo de carga. Ainda foi criado um compartimento chamado de OneBox para componentes elétricos e eletrônicos, o que possibilitou ampliar o espaço para as células de bateria.

Modelo ganhou um tratamento aerodinâmico exclusivo
Modelo ganhou um tratamento aerodinâmico exclusivo

A Mercedes-Benz ainda utilizou resíduos derivados da cana de açúcar na tampa do compartimento de baterias, que conta com fibra de carbono dos carros da Fórmula 1.


Com essas medidas, a bateria pesa cerca de 495 kg sendo capaz de alimentar um sistema de 900 volts. Além disso tudo, o carro tem painéis solares de última geração com 117 células conectadas a uma bateria de íons de lítio, que alimentam o sistema de entretenimento, faróis, sistema de ventilação, entre outros.

Traseira tem teto caído como os carros coupé, além de ter faróis finos por toda a traseira
Traseira tem teto caído como os carros coupé, além de ter faróis finos por toda a traseira

Motorização, aerodinâmica e equipamentos


Em relação à motorização, o Mercedes-Benz Vision EQXX vem equipado com um motor elétrico de 150 kW, o que representa 204 cv. De acordo com a marca, esse trem de força tem eficiência energética de 95% do propulsor para as rodas. Com isso, o consumo médio fica em 10 km/kWh.

Modelo conta com couro derivados de cactos e tapetes feitos de fibra de bambu
Modelo conta com couro derivados de cactos e tapetes feitos de fibra de bambu

A empresa também instalou elementos aerodinâmicos para para ter menos resistência ao ar. Também foram colocadas rodas de magnésio de 20 polegadas e pneus feitos em parceria com a Bridgestone, o que melhora a performance aerodinâmica. Ainda há um extrator traseiro para conferir mais downforce ao carro.


Modelo conta com um interior futurista
Modelo conta com um interior futurista

O Mercedes-Benz Vision EQXX conta com uma nova bomba de calor capaz de dissipar e recuperar o calor dos componentes mecânicos, além de ter carroceria e freios de alumínio, portas de fibra de carbono e plástico, couro derivados de cactos, tapetes feitos de fibra de bambu, entre outros componentes. Por conta da utilização destes materiais o conceito elétrico pesa 1.750 kg.

ACELEREI O SEDÃ ESPORTIVO A35 AMG DA MERCEDES BENZ! 2.0 turbo de 306cv! Dá para usar no dia a dia? Veja o vídeo!

Design inovador

O Mercedes-Benz Vision EQXX tem linhas arredondadas. A dianteira conta com um longo capô sem vincos e faróis unidos por um farol em LED. Já a traseira tem teto caído como os carros coupé, além de ter faróis finos por toda a traseira. O interior conta com uma ampla tela de entretenimento, que ocupa todo o painel do veículo e, também, serve de painel de instrumentos.

Interior conta com uma ampla tela de entretenimento, que ocupa todo o painel do veículo
Interior conta com uma ampla tela de entretenimento, que ocupa todo o painel do veículo

A Mercedes ainda colocou um sistema de rede neurais, que promete melhorar a experiência do usuário, que pode ser utilizado em um metaverso.

NOVA MERCEDES GLA 1.3 turbo VALE R$ 330 mil? Melhor que Volvo XC40, Audi Q3 e BMW X1? Review 2021. Veja o vídeo!

Futuro próximo

A fabricante promete que toda essa tecnologia do EQXX estará nas linhas de produção da empresa entre dois e três anos. A Mercedes-Benz ainda estuda levar essas tecnologias para os SUVs da marca.

*Em colaboração Felipe Salomão

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.