Carro usado inicia tendência de queda após dois anos de alta
Após valorizar 28% desde o início da pandemia preços já começam a cair no mercado de usados
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Após dois anos de alta, o preço dos carros usados inicia uma tendência forte de redução. Em três meses, considerando abril, maio e junho, segundo a tabela FIPE e dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Neste período, a média de preços dos modelos usados caiu 7,5% após uma elevação superior a 28% desde o início da pandemia sendo que em 2021 a escalada de preços ficou em 22%.
O motivo para essa redução está justamente na baixa demanda. Apesar da redução recente do preço dos combustíveis, o alto custo acumulado para abastecer o carro fez o consumidor perder o interesse pela troca de automóvel. No mês passado, as vendas de automóveis usados caiu 2,2%, acumulando redução de 18% ao longo do primeiro semestre. Estes dados são da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.
É o caso do Feirão AutoShow, tradicional ponto de compra e venda de veículos de São Paulo e do ABC onde a movimentação de público cresceu em torno de 40% no primeiro semestre mas a venda de carros, que era superior a 50% dos modelos ofertados, e agora está em torno de 1/3 dos carros que são oferecidos no evento. "Já foi mais fácil vender o carro e o setor automotivo vinha falando em subida de preços mas esse fenômeno já parou e agora o preço está caindo", explica Leandro Ferrari, diretor Comercial do AutoShow.
FIAT PALIO FIRE 1.0 básico USADO vale a pena? Problemas comuns, preço de peças e manutenção. Veja o vídeo!
Procura por "velhinhos" cresceu
Nas lojas e também em feirões de carros, o ticket médio caiu. Os carros mais velhos, fabricados até 2009, representam a maior procura com 1,9 milhão de unidades transacionadas no primeiro semestre. O cenário é diferente de 2021 onde os carros com até oito anos de fabricação foram os mais vendidos nas lojas.
"Percebemos que o carro, tanto o preço de tabela, quanto o crédito restrito levaram a uma queda no número de vendas dos carros usados. Dizemos que o carro novo 'ficou longe do bolso de muita gente' e por isso o carro mais em conta tem giro rápido na nossa feira, carros até R$ 30 mil principalmente os mais completos, são os mais buscados", complementa Leandro Ferrari.
Citröen C3 G2 usado VALE A PENA? Quanto custa manutenção motor 1.5 8V? Preço, peças, ficha técnica. Veja o vídeo!
O preço do carro usado vai cair nos próximos meses?
Por enquanto não. A falta de componentes eletrônicos na indústria reduziu os volumes enquanto o preço subiu. Em outros mercados como o europeu, cerca de 2 milhões de veículos deixaram de ser produzidos. Algo similar ocorre no Brasil. Com capacidade instalada para a produção de 4,5 milhões de veículos por ano, o mercado deve atingir o volume de 2 milhões de unidades até o fim deste ano, estima a Anfavea, associação nacional dos fabricantes de veículos.
Com baixa disponibilidade de peças e preços elevados até em função dos combustíveis mais caros, o preço do carro novo não deve cair tão cedo, ainda que o consumo esteja em baixa. Restará por enquanto, a recuperação das vendas mais lentas no mercado de usados focado principalmente em automóveis mais velhos e com preço mais próximo do bolso dos compradores.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.