Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carros da VW não terão mais câmbio manual a partir de 2030

Tiguan será o primeiro oferecido apenas com transmissão automática na Europa

Autos Carros|Do R7

Nivus já é vendido apenas com câmbio automático no Brasil
Nivus já é vendido apenas com câmbio automático no Brasil Nivus já é vendido apenas com câmbio automático no Brasil

Assim como os motores a combustão, o câmbio manual já está com os dias contados para o seu fim. Pelo menos na Volkswagen, que venderá apenas carros com transmissão automática a partir de 2030 na Europa. A informação foi divulgada pela revista alemã Auto Motor und Sport, que também divulgou que o Tiguan, que será lançado em 2023 no velho continente, será o primeiro a seguir essa estratégia. Já por aqui ainda não há nenhuma informação sobre o fim do câmbio manual.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NIVUS, TAOS, T-Cross e Tiguan? Preços, motores, visual e equipamentos. Veja o vídeo!

Outro modelo que seguirá esse plano será o Passat, que deve ser apresentado oficialmente no mesmo ano que o crossover. É importante dizer que essa medida está ligada diretamente com a estratégia de eletrificação de toda linha da marca alemã, uma vez que em 2030 a empresa deve oferecer apenas carros elétricos no mercado europeu.

T- CROSS 2021: review da versão Highline 1.4 de 150cv - só não é mais caro que HR-V Touring. Veja o vídeo!

Publicidade

Portanto, como os veículos eletrificados não utilizam câmbio manual, mas sim apenas uma transmissão redutora, não fará sentido a montadora europeia continuar a produzir o câmbio manual. Além da Volkswagen, a Mercedes-Benz já havia tomado essa decisão há alguns anos.

Vai comprar o GOL AUTOMÁTICO ? VEJA esse vídeo!

Publicidade

Em relação ao mercado brasileiro, não há nenhuma informação que a marca irá adotar essa medida no país nos próximos anos. Contudo, a empresa já vende o T-Cross, Taos, Amarok e Nivus apenas com transmissão automática por aqui. Já os modelos de entrada como o Gol, Voyage, Fox, Polo e Virtus todos são oferecidos com uma versão com câmbio manual.

*Em colaboração Felipe Salomão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.