Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

China define padrão para baterias de estado sólido: mais baratas e eficientes

Padrão técnico será seguido por todos os fabricantes a partir de julho deste ano

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O governo chinês define padrão técnico para baterias de estado sólido em veículos elétricos.
  • O documento será publicado em julho e deverá ser seguido por todos os fabricantes.
  • A regulamentação abrange três categorias de baterias e visa estabelecer requisitos técnicos para a produção em escala industrial.
  • Montadoras como Dongfeng e BYD já estão avançando em testes com baterias de alta densidade energética e autonomia superior a 1.000 km.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fábrica da BYD BYD/Divulgação

O governo chinês definiu, por meio do Ministério da Ciência e Informação, o primeiro padrão técnico oficial voltado a baterias de estado sólido para veículos elétricos. O documento será publicado em julho e deve ser seguido por todos os fabricantes.

Fábrica da BYD BYD/Divulgação

A informação foi confirmada pelo cientista-chefe do China Automotive Technology and Research Center (CATARC), órgão responsável por pesquisa e regulamentação automotiva no país.


O rascunho da norma GB/T, intitulada “Solid-state batteries for electric vehicles – Part 1: Terminology and Classification”, foi concluído em dezembro de 2025 e passou por consulta pública até fevereiro de 2026.

Baterias da CATL CATL/Divulgação

Segundo o CATARC, a próxima etapa envolve testes de verificação para calibrar métodos e critérios de avaliação. A aprovação final está prevista para abril, com publicação oficial em julho.


A proposta do padrão é estabelecer definições técnicas claras para três categorias de baterias: as convencionais de íon-lítio com eletrólito líquido, as chamadas semissólidas (ou sólido-líquidas) e as baterias totalmente de estado sólido. Etapas posteriores da regulamentação devem avançar para requisitos técnicos de eletrólitos sólidos e componentes internos, criando uma base regulatória para produção em escala industrial.

Baterias da CATL CATL/Divulgação

O movimento ocorre em paralelo ao avanço da indústria chinesa nessa tecnologia. Montadoras e fornecedores trabalham com metas de densidade energética acima de 300 Wh/kg, maior resistência térmica e ganhos de segurança, especialmente na redução do risco de incêndio.


A Dongfeng Motor Corporation, por exemplo, iniciou testes com uma bateria de 350 Wh/kg no sedã elétrico eπ 007, com promessa de autonomia superior a 1.000 km no ciclo chinês e retenção de 72% da carga a –30 °C.

Outros grupos industriais, como BYD, Geely, Chery, GAC Group e FAW Group já indicaram planos para iniciar testes com baterias totalmente sólidas nos próximos anos, sinalizando que a padronização tende a acelerar a transição do laboratório para a linha de produção.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.