Com crise (ou não) Volkswagen investirá pesado em SUVs cupê
Modelos com perfil esportivo chegam a vários mercados pelo mundo como o Nivus que virá ao Brasil e também será vendido na Europa
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
Há poucos anos quem diria que a Volkswagen daria um foco tão relevante aos utilitários esportivos. Em um intervalo inferior a três anos a marca espera três lançamentos, e, no caso brasileiro, a liderança desse perfil de produto. Globalmente são 20 novos utilitários esportivos para a gama da marca alemã.
O desenho criado pela BMW ao lançar o X6 fez escola em segmentos mais em conta e assim seguirá a Volkswagen. O primeiro lançamento será o Nivus que chega em junho ao Brasil mas já tem passaporte carimbado para a Europa e América Latina em países como a Argentina.
O Nivus será feito sob a plataforma MQB-A0, a mesma do Polo, terá motor 1.0TSI de 128cv e será o primeiro modelo da marca com itens tais como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema multimídia VW Play com internet 4G com Wi-fi a bordo, itens presentes no Chevrolet Tracker.
O Tayron é outra novidade mas desta vez sua estreia por aqui é incerta. Com foco no mercado chinês o cupê médio usa plataforma MQB-A, a mesma do Golf e da Tiguan com 4,62m de comprimento. Será fabricado em verdade pela joint-venture da VW com a gigante FAW, primeira fabricante de automóveis na história da China.
Ainda na linha dos crossover cupês a Volkswagen planeja também para o mercado chinês o Atlas Cross Sport. Feito sob a plataforma MQB-A do Atlas, este modelo mede 4,97m de comprimento e não terá sete lugares como o modelo do qual deriva mas apenas cinco assentos. Há opções de motor V6 para a novidade ou o 2.0 350TSI vendido aqui na Tiguan AllSpace R-Line.
E o Tarek?
Isso porque nem citamos o projeto Tarek (que não é cupê) mas deve ser lançado no Brasil para combater os modelos médios mais simplificados como o líder do segmento Jeep Compass e o futuro Ford Territory.
Este modelo começo a ser produzido na Argentina em fevereiro e assim que fase aguda da pandemia do COVID-19 passar ele será retomado e certamente lançado aqui. Usa a plataforma MQB-A e ficará entre o T-Cross e o Tiguan AllSpace, na faixa de R$ 120 a R$ 140 mil.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.