Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Saiba como evitar furtos de carros em festas e blocos de Carnaval

Áreas movimentadas têm alto índice de criminalidade; veja como evitar

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Ative alarmes e sistemas de bloqueio ou trava elétrica Freepik/Divulgação

O Carnaval — seja na capital paulista, no Rio de Janeiro ou em outras cidades brasileiras — é um dos períodos do ano em que a circulação de pessoas e veículos aumenta de forma intensa.

A concentração de público em blocos, desfiles e eventos de rua cria multidões e espaços de aglomeração que, historicamente, são propícios para furtos e roubos de veículos, distração de motoristas e estímulo a criminosos em busca de oportunidades.


Em 2025, a cidade de São Paulo registrou 9.921 casos de roubo de veículos no acumulado do ano, o menor número em 25 anos, com queda de cerca de 21% em comparação com 2024, quando foram contabilizados 12.559 veículos roubados.

Mesmo assim todo o cuidado é pouco quando o assunto é roubo e furto de veículos.


1. Planeje onde estacionar

Evite deixar o carro em locais isolados, mal iluminados ou próximos a ruas secundárias sem circulação constante de pessoas. Estacionamentos oficiais ou com vigilância tendem a ser mais seguros, ainda que impliquem um custo extra. Se não houver informação clara sobre estacionamentos, ou sobre a região, prefira o transporte público ou por aplicativo

2. Use recursos de segurança do veículo

Ative alarmes e sistemas de bloqueio ou trava elétrica. Se possível, instale rastreador veicular com monitoramento em tempo real, o que aumenta significativamente as chances de recuperação em caso de roubo.


3. Não deixe objetos à vista

Mesmo em estacionamento privado ou fechado, não deixe bolsas, aparelhos, documentos ou objetos de valor dentro do carro. A presença de itens aparentemente valiosos é um atrativo clássico para que ladrões pratiquem furtos antes mesmo de roubar o veículo.

4. Estacione em locais com iluminação

Se não for possível usar estacionamento oficial, escolha ruas mais iluminadas e com movimento de pessoas ou comércio, que tornam a ação criminosa mais arriscada e perceptível a terceiros.


5. Evite se distrair no entorno

Antes de sair do carro, especialmente em áreas de evento, verifique o entorno, trave todas as portas e desconecte dispositivos eletrônicos de forma rápida. Mesmo pequenas distrações podem ser aproveitadas por ladrões experientes.

6. Registre boletim imediatamente

Caso seu veículo seja furtado ou roubado, registre a ocorrência policial quanto antes e informe a seguradora, se houver cobertura. Quanto mais rápido for o registro, maiores as chances de recuperação e acionamento de rastreadores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.