Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas

Calibragem correta, escolha do pneu e forma de dirigir podem reduzir o gasto e aumentar a vida útil

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas Freepik/Divulgação

Manter os pneus em boas condições e com calibragem correta pode gerar uma economia significativa no consumo de combustível. Cuidados simples ajudam a reduzir o gasto de combustível em até 10% e ainda aumentar a vida útil dos pneus em até 20%. No entanto, os resultados dependem diretamente da forma de condução, da manutenção da suspensão e do cuidado frequente com a pressão dos pneus.


A relação entre pneus e consumo está ligada à resistência ao rolamento, ou seja, à força que o motor precisa fazer para manter o carro em movimento. Quanto menor essa resistência, menor o esforço mecânico e, consequentemente, menor o consumo. Veja a seguir 7 dicas práticas do R7-Autos Carros para economizar combustível cuidando corretamente dos pneus.


1. Mantenha a calibragem sempre correta


Rodar com pneus abaixo da pressão indicada aumenta o atrito com o solo, exige mais do motor e compromete a segurança. A recomendação é verificar a pressão ao menos uma vez por semana, sempre seguindo os valores indicados pelo fabricante do veículo.

Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas Freepik/Divulgação

2. Entenda a “resistência ao rolamento”


Pneus com maior resistência ao rolamento exigem mais força do motor para girar, elevando o consumo. Pneus em bom estado, bem calibrados e com tecnologia voltada à eficiência energética ajudam a reduzir esse esforço e melhoram o rendimento do combustível. Pneus com tecnologia mais nova como linhas “Eco” usam componentes reciclados e de maior durabilidade o que se reverte em aumento da vida útil.

Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas Freepik/Divulgação

3. Use sempre a medida de pneu recomendada

Pneus mais largos aumentam a área de contato com o solo e exigem mais potência para movimentar o veículo. Por isso, é fundamental respeitar as medidas homologadas pela montadora, evitando alterações que podem elevar o consumo e comprometer a dirigibilidade.

4. Evite rodar com pneus desgastados ou irregulares

Desgaste irregular indica problemas de alinhamento, balanceamento ou suspensão. Além de reduzir a vida útil dos pneus, esse desgaste aumenta a resistência ao rolamento e impacta negativamente o consumo de combustível.

Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas Freepik/Divulgação

5. Adote uma condução mais suave

O estilo de direção influencia diretamente no consumo e no desgaste dos pneus. Acelerações bruscas e frenagens frequentes aumentam o gasto de combustível e reduzem a durabilidade do conjunto. Uma condução mais progressiva preserva pneus, freios e suspensão.

6. Escolha o tipo de pneu adequado ao uso

Pneus com sulcos profundos e desenho agressivo são indicados para uso fora de estrada, mas tendem a consumir mais combustível no asfalto. Para uso urbano e rodoviário, o ideal é optar por pneus equilibrados, que ofereçam boa aderência, baixo ruído e eficiência energética. Se a ideia é usar o pneu no dia a dia das cidades os mais estreitos e lisos tendem a contribuir com economia de combustível e mais durabilidade.

Como fazer os pneus durarem até 20% mais com 7 dicas Freepik/Divulgação

7. Use a tecnologia a seu favor

Aplicativos que monitoram o consumo médio, indicam hábitos de direção e mostram o melhor momento para abastecer ajudam o motorista a manter uma condução mais eficiente. A tecnologia pode ser uma aliada importante na redução de custos no dia a dia.

Segundo Rodrigo Alonso, diretor nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus, o cuidado com os pneus é fundamental: “Os pneus têm papel central na economia de combustível. Manter a pressão correta e escolher o modelo adequado reduz custos, melhora o desempenho e aumenta a segurança.”

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.