Contra elétrico, Toyota e GAC apostam em motor movido a fertilizante
Conjunto mecânico 2.0 litros de 161 pode ser abastecido por amônia
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Antes de os motores elétricos dominarem o mercado global, a marca chinesa Guangzhou Automobile Group e a Toyota desenvolveram uma nova tecnologia para propulsores a combustão movidos a fertilizantes. O novo conjunto mecânico 2.0 litros de 161, que pode ser abastecido com amônia foi apresentado no conceito GAC Empow.

O novo motor movido com amônia, que é usado como fertilizante, já equipa navios pelo mundo, sendo uma alternativa ao diesel. Segundo as empresas, o novo combustível permite uma redução de até 90% nas emissões de carbono contra a gasolina. As montadoras ainda informaram que resolveram o problema das altas emissões de nitrogênio, mas não divulgaram como fizeram isso, uma vez que a amônia líquida é tóxica.

A GAC e a Toyota destacaram que a produção da amônia pode demandar muita energia, mas assim como o hidrogênio verde, esse combustível pode ser produzido por fontes de energia renováveis, contribuindo para o meio-ambiente e para a diminuição de CO2, uma vez que a queima da amônia líquida é livre de emissões de carbono, hidrocarbonetos e CO2. As marcas não revelaram quando pretendem lançar um veículo movido a amônia no mundo.
*Com a colaboração Felipe Salomão














